12º GAC auxilia na Campanha de Vacinação contra a COVID-19 em Jundiaí

Publicada em 11/05/2021 às 18:45

Militares do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy passam a integrar o corpo de voluntários destacado pela Prefeitura de Jundiaí para auxiliar na orientação dos usuários no sistema drive-thru de vacinação contra a COVID-19, no Parque da Uva, inclusive no atendimento às arrecadações da campanha Vacinação Solidária, do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Ao todo, 16 integrantes da corporação atuam diariamente em diversas atividades que envolvem a realização do drive-thru de vacinação. A parceria é mais uma realizada entre o Município e a corporação, que no ano passado cedeu uma estrutura para a montagem do Hospital de Campanha, essencial para aquele momento específico da pandemia do Novo Coronavírus.

De acordo com Kelly Galbieri, assessora de Políticas para Diversidade Sexual do Núcleo de Assessorias da Prefeitura de Jundiaí, que atua na organização e orientação dos voluntários para a vacinação, explicou que os soldados foram alocados para o percurso dos carros para a orientação no interior do Parque da Uva. “O acréscimo da força do Exército, além do direto aumento da força de trabalho também acrescenta valorização à atuação da cidade no combate à pandemia”, comenta.

Soldados atuam em toda a orientação dos usuários no interior do Parque da Uva

Para a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, a parceria agrega celeridade ao atendimento das pessoas que serão vacinadas. “Com o trabalho do Exército foi possível ampliar o número de cadastradores no sistema de gestão das doses. Dessa forma, todos que são recebidos no drive-thru saem com a dose registrada nos bancos de dados nacional e estadual, assim como é feito nos demais postos estratégicos”, comenta.

O tenente coronel do 12ª GAC, William Henrique Bovi de Siqueira Megale, explica que integrantes de todas as patentes estão envolvidos no trabalho. “Todo o 12º GAC está participando direta ou indiretamente. Desde o Comandante da organização militar até o soldado recém incorporado. Diretamente nas equipes no Parque da Uva temos um capitão, vários sargentos, cabos e soldados. Faremos também um rodízio, para que mais militares possam contribuir com o município”, detalha.

A participação, segundo o tenente coronel, está embasada na Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, em seu Art 16, parágrafo único, que estabelece que cabe às Forças Armadas, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional, incluídas as participações em campanhas institucionais de utilidade pública ou de interesse social. “Dessa forma, o apoio do 12º GAC vai ao encontro ao enorme interesse social da sociedade jundiaiense em vacinar mais e melhor sua população”, completa.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/11/12o-gac-auxilia-na-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-19-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original