Educadores participam de capacitação sobre produção de textos

Publicada em 11/05/2021 às 17:39

Os professores dos 1º e 2º anos da rede municipal de ensino de Jundiaí participaram, nesta segunda-feira (10), de capacitação síncrona sobre o tema “Perspectivas para o trabalho com a produção de textos na escola”, ministrada pela Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Professora Maria José Nóbrega. 

Realizada pelo Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE), a capacitação contou com a abertura da gestora Vastí Ferrari Marques, que lembrou sobre a importância da palestra. “Esse é mais um momento de estudo, de aprofundamento com a rede municipal, hoje especialmente com os educadores dos 1º e 2º anos, com Maria José, uma profissional muito qualificada. Sabemos que nossas crianças precisam saber ler e escrever, calcular e interpretar texto para iniciar o seu percurso de educação e formação para o mundo. Trabalhamos para que eles sejam cidadãos do mundo. Temos a responsabilidade como educadores de alfabetização de oferecer a eles os insumos necessários”.

Imagem mostra à esquerda tela menor com a palestrante. Na tela maior, quadros sobre produção de texto.
Maria José explanou sobre as etapas, planejamento e processos da produção de texto

Maria José abriu o encontro explicando que para se ter sucesso na produção de textos, é preciso investir tempo e concretizar a própria representação da situação de produção baseada nos parâmetros de interação social. “Quem escreve para quem, com que propósito, pois dependendo do campo de atuação ele assume um lugar social do escrevente. Tem-se que pensar na situação comunicativa”, explica.

A Mestre e professora trabalhou a questão da importância do planejamento e as etapas como os processos, as categorias didáticas para a prática de produção de textos e como aplicar as informações passadas durante o encontro. 

A formação de educadores é um dos eixos principais do programa Escola Inovadora, que tem foco na educação de boa qualidade em Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/11/educadores-participam-de-capacitacao-sobre-producao-de-textos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original