Sistema Jundiaí de Inovação: Resultado da pesquisa é apresentado ao Conselho

Publicada em 19/05/2021 às 17:52

O resultado da pesquisa digital com contribuições de toda sociedade para a estruturação do projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação foi compartilhado ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em reunião on-line realizada nesta quarta-feira (19). O resultado foi apresentado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), aos membros do Conselho que também apresentaram sugestões para a construção do projeto de lei.

As sugestões feitas na pesquisa, balizarão o projeto de Lei, que prevê a criação de um Sistema de Inovação, que dará condições para a implementação em Jundiaí, de uma agenda de desenvolvimento que levará em conta programas de apoio e estímulo para startups e para empresas com espírito inovador; projetos e pesquisas acadêmicas, que contribuirão no aumento de produtividade das empresas; modernização da gestão municipal, além de criar espaços públicos destinados ao empreendedorismo de base tecnológica.

Pesquisa foi apresentada em reunião do Conselho Municipal

PESQUISA
Algumas das sugestões dadas pelos participantes da pesquisa digital e que contribuirão para a estruturação do projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação tratam de desburocratização; formação de jovens talentos; uso de tecnologia para alavancar a economia da cidade e atrair mais empresas; ampliar a implementação de empreendedorismo no currículo escolar municipal; e apoio tecnológico para o empresário da pequena empresa.

A pesquisa terminou no último dia 6 de maio e contou com 482 participantes, destes, 52% da faixa etária de 25 a 44 anos. A região Oeste da cidade com 132 participantes foi a região que mais opinou, com cerca de 27,39%, seguida da Sul (17,84%) e Centro (13%).

Na pesquisa, os participantes votaram por investimentos para criação de um Distrito Tecnológico Inteligente; programas de mentorias especializadas para o empreendedorismo digital; ampliação da inserção de temas ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação na educação infantil e fundamental; cursos profissionalizantes a jovens em busca do primeiro emprego; convênios de cooperação tecnológica e parcerias com a iniciativa privada; cooperação com startups e pequenas empresas de base tecnológica para melhoria da gestão municipal; simplificação legislativa; e melhoria do ambiente de negócios ligados à CT&I entre outros.

Além de Jundiaí a pesquisa teve participações de pessoas de São Paulo, Itatiba, Itu, Manaus-AM, Blumenau-SC, Campinas, Vinhedo, Várzea Paulista, Franca, Indaiatuba e Louveira, entre outros.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/19/sistema-jundiai-de-inovacao-resultado-da-pesquisa-e-apresentado-ao-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original