Alergia Alimentar é tema de seminário on-line e primeiro passo para o projeto “Escola Amiga da Alergia”
Publicada em 23/05/2021 às 10:38Alergia alimentar é uma questão de saúde pública e a incidência tem aumentado entre as crianças. Em virtude da importância do tema, a Unidade de Gestão de Educação, por meio do Departamento de Alimentação e Nutrição, em parceria com a Câmara Municipal de Jundiaí, promoveu o seminário on-line “Conscientização sobre Alergia Alimentar”.
A alergia alimentar não é muito discutida. O país não dispõe de políticas públicas para o cuidado de crianças alérgicas e o objetivo é criar para Jundiaí política pública sobre o tema. “Hoje, 149 crianças apresentam quadro de alergia alimentar na rede municipal de ensino e entendemos a necessidade de criar um projeto que atenda esses alunos, suas famílias e a equipe gestora da escola. O seminário foi o primeiro passo para o projeto “Escola Amiga da Alergia”, que vai trabalhar a alergia no ambiente do ensino municipal”, explicou a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado.
Por meio do programa, será estabelecido um fluxo, elaborado um plano de ação e criada uma referência em cada escola para receber as crianças alérgicas, que também será multiplicadora do tema.
Érika Campos Gomes, mestre em Psicologia Clínica e criadora do projeto “Escola Amiga da Alergia” falou sobre a “Experiência exitosa nos cuidados com alérgicos, na área de alimentação escolar”. Durante a exposição ela comentou sobre boas práticas encontradas referentes ao assunto e lembrou que a Jundiaí atua em quatro pilares para melhorar a gestão da alergia alimentar: elaboração de plano de cuidados; implementação de práticas de prevenção para minimizar riscos; treinamento de toda a equipe escolar para reconhecimento e gerenciamento das reações alérgicas e conscientização e educação dos alunos com e sem alergia e da comunidade escolar.
A alergista e imunologista Ariana Yang, doutora em Ciências pela USP e médica do Hospital das Clínicas e Unicamp, também diretora do Instituto de Alergia de Campinas, ministrou a palestra “Meu filho é alérgico e agora? Ariana alertou que em alguns casos, o sistema imune reconhece qualquer quantidade de proteína alimentar e lembrou que a gravidade tem variação de acordo com cada tipo de alergia. O cuidado deve ser constante”.
O seminário ainda contou com a participação da nutricionista Carina Scapinelli, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional, Fitoterapia. Nutrição Ortomolecular com base em nutrigenômica, especializada em Nutrição Materno Infantil. Ela falou sobre “Alergias e os aspectos nutricionais”, abordou sobre questões da hipersensibilidade alimentar, as manifestações clínicas das reações, diagnóstico e tratamento, além de sugestões de mudanças de hábitos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original