Semana Internacional do Brincar: Educação promove diversas ações

Publicada em 25/05/2021 às 08:00

Dentro da programação da Semana Mundial do Brincar: Casinhas da Infância, realizada de 22 a 30 de maio e desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade, a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí promove diversas ações, envolvendo as escolas da rede municipal e Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI). São atividades que visam mostrar que o brincar é a atividade mais importante para a criança, pois é brincando que ela aprende sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. 

“O brincar é uma ação potente, complexa, séria e que demanda tempo. Conversar sobre brincadeira, criança e infância, além de ser uma delícia, nos ajuda a compreender e a reconhecer a importância dessa ação para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico dos nossos meninos e meninas”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Jundiaí desenvolvem, durante esta semana, atividades virtuais com os alunos. “Cada unidade escolar, tanto da Educação Infantil I até o Ensino Fundamental preparou uma programação especial, com foco na importância do brincar”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Thaís Nonô.

Na EMEB Maria Angélica Lourençon, dentre as atividades sugeridas estão o brincar com água e terra, na EMEB Paulo Gonçalves de Mello bolas de meia, montagem de casinhas ou cabaninhas com lençol e toalhas, piquenique em um espaço da casa estão entre as iniciativas encaminhadas no caderno especial da semana para os pais. 

Escolas estimulam o brincar das crianças que estão em aulas em sistema remoto

Já a equipe da EMEB Manoel Anibal Marcondes, propôs atividades síncronas e assíncronas (durante as aulas remotas e com os pais) sob o tema “Semana Mundial do Brincar no Quintal”, palestras sobre “A casa como lugar de brincadeira” e “Tecendo olhares para compreender o brincar das crianças” são algumas das oferecidas para as crianças e famílias. 

Atividades síncronas para educadores e pais

O CIEMPI promove, nesta terça-feira (25), das 9 às 10 horas, a Roda de Conversa “O Papel da Escola na Erradicação do Trabalho Infantil”, com a participação de Cassia Carpi, vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), especializada em psicologia social e orientação familiar; João de Aquino, sociólogo e cientista político graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com extensão em Comunicação Não-Violenta e pela PUC-SP e José Agnaldo Gomes, doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade São Paulo.

O brincar tem grande importância no desenvolvimento das crianças

Na sexta-feira (28), das 13h30 às 15 horas, será realizada a formação, via zoom, “É brincando que eu me faço”, com a supervisora pedagógica da UGE, bacharel em direito, pedagoga, especialista em gestão escolar e neurociência, Fabiane Bolsari.  

“Além de todas as atividades desenvolvidas pelo GT Criança na Cidade, convidamos a todos para participarem da Semana do Brincar, mesmo de suas casas”, declara Vastí. Para participar é simples, basta fazer a atividade, registrar e marcar nas redes sociais, com as hashtags #semanadobrincarjundiai e #smb2021. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/25/semana-internacional-do-brincar-educacao-promove-diversas-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original