PAIT retoma atendimento em grupos

Publicada em 30/05/2021 às 09:20

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da Prefeitura de Jundiaí – modelo em combate e prevenção ao tabagismo – está retomando os grupos de tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, seguindo todos os protocolos de segurança quanto ao número de participantes e distanciamento entre eles. Devido à pandemia de Covid-19, o atendimento estava ocorrendo apenas de forma individualizada. No próximo dia 31 de maio, segunda-feira, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.

“Durante a pandemia, os fumantes passaram a fumar mais e alguns ex-fumantes recaíram. É importante que essas pessoas busquem ajuda nessa fase, atentando também para o fato de que o fumante tem risco maior de ter complicações pela Covid, com o aumento do risco de infecção”, alerta o coordenador do PAIT, Dr. Carlos Costa.

Atividades em grupo para o apoio ao abandono ao tabaco são oferecidas pelo PAIT

Os encontros serão realizados no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na Avenida Carlos Salles Bloch, 74, Parque do Colégio, todas as terças-feiras, às 14h.  As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também montam grupos para a oferta do programa. Os interessados em participar do atendimento podem buscar pelo serviço no NIS, no dia e no horário indicado, ou devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de referência, além de poderem obter outras informações pelo telefone (11) 4521-0733.

O PAIT foi lançado em agosto de 2007 e já ajudou cerca de 7 mil pessoas, com 80% de sucesso. Composto por seis encontros semanais, cuja abordagem psicológica é a Terapia Cognitiva-Comportamental e Motivacional, o programa oferece acompanhamento, inclusive, medicamentoso – para aqueles que necessitem -, a partir da terceira sessão. Os remédios são oferecidos gratuitamente. Após o sexto encontro, os pacientes são orientados a frequentar as reuniões uma vez por mês, durante um ano, para evitar a recaída.

Segundo estimativas, cerca de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por complicações decorrentes do tabagismo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/30/pait-retoma-atendimento-em-grupos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original