Com ‘Dia D’ e vacinação para pessoas com 30+ com comorbidades, Jundiaí registra 4,8 mil doses contra COVID-19 aplicadas neste sábado

Publicada em 05/06/2021 às 17:07

A Prefeitura de Jundiaí organizou oito postos para o atendimento à vacinação contra a COVID-19, neste sábado (5), com aplicação da primeira dose para pessoas com 30 anos ou mais e comorbidades além daqueles que estavam com a segunda dose atrasada. Ao todo, 4,8 mil doses foram aplicadas na cidade. Em todos os pontos, a Campanha Vacinação Solidária foi realizada, para a arrecadação de alimentos para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade do município, a partir do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Ao longo do sábado, as pessoas agendadas para o atendimento receberam a aplicação nos postos escolhidos. No Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Aramis Polli, na Vila Hortolândia, 900 pessoas estavam agendadas para o atendimento no local. “A primeira aplicação teve boa adesão entre a população com 30 anos ou mais com comorbidades. A partir da próxima semana, a aplicação começa para pessoas com idade a partir de 18 anos com comorbidades. Com este grupo, se encerra a primeira fase de vacinação contra a COVID-19”, comenta a a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente.

Pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades tiveram a aplicação iniciada neste sábado (5); demais agendados seguem o atendimento na próxima semana

Segunda Dose
Apesar da expectativa da VE contabilizar perto de 2 mil pessoas com atraso na aplicação da segunda dose contra a COVID-19, 183 compareceram aos postos para a aplicação. “O quantitativo foi inferior ao estimado, porém, as equipes realizaram a busca ativa para todos os usuários em atraso, informando sobre a importância da segunda aplicação e como proceder”, detalha.

A doença foi o motivo de Maria Melato, moradora na Colônia, ter perdido a aplicação da segunda dose de Coronavac. “Hoje completa exatamente um mês que peguei o Coronavírus. Quando deu o prazo da segunda aplicação, eu não podia tomar. Com essa ação, consegui tomar e estou mais tranquila”, comenta a idosa.

Dona Maria Melato precisou esperar para tomar a segunda dose, pois passou pela COVID-19 no período de aguado para a aplicação

Apesar de não ter tido a COVID-19, Pedro Bueno, 72 anos, também perdeu o prazo da aplicação. “Quanto fui tomar a segunda dose estava com tosse e uma dor de garganta. Fui indicado a esperar. Hoje, ligaram para mim e consegui vir à Unidade de Saúde para receber. Essa situação não está para brincadeira. Agora estou mais tranquilo, mas ainda tenho de me cuidar e usar a máscara”, explica o idoso, após receber a segunda dose.

Dona Silvana Xavier, 69 anos, ficou 11 dias internada por conta da COVID-19. Passou outros 20 dias em casa, em internação domiciliar. Neste sábado pode comparecer à UBS para completar a vacinação. “Eu e meu marido pegamos a COVID-19. Eu fiquei muito ruim. Precisei ficar internada no São Vicente. Agora estamos bem e completamos a vacina que estava atrasada há quase um mês”, comenta a idosa, moradora na região da Vila Argos.

Vacinação Solidária
A campanha Vacinação Solidária permanece em todos os postos de aplicação das doses contra a COVID-19. Quem puder doar um quilo de alimento não perecível pode fazê-lo no dia em que for receber a aplicação da vacina. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí e atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Por mês, cerca de 6 mil cestas são entregues a entidades e diretamente às famílias cadastradas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Para a manutenção do atendimento mensal são necessários 90 mil quilos de alimentos todos os meses.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/05/com-dia-d-e-vacinacao-para-pessoas-com-30-com-comorbidades-jundiai-registra-48-mil-doses-contra-covid-19-aplicadas-neste-sabado/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original