Grupos de Gestantes contam com apoio da tecnologia em Jundiaí
Publicada em 06/06/2021 às 10:00Implementar e ampliar o uso de tecnologia e colocar Jundiaí cada vez mais como uma ‘smart city’ faz parte das metas da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. Na Saúde, as ações planejadas estão em avanço na rede de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a inclusão da teleconsulta e dos grupos com encontros virtuais nos serviços do município. Exemplo é a criação do atendimento on-line para os grupos de gestantes, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú, que a partir de abril incluiu a modalidade no cardápio da equipe aos usuários.
“A pandemia acelerou projetos de intensificação do uso da tecnologia nos serviços públicos de Jundiaí. A Saúde é uma das áreas com o investimento específico, com o uso da telemedicina para agilizar exames e consultas, além do prontuário eletrônico para os pacientes. Jundiaí é uma das 10 cidades mais inteligentes e conectadas do país, segundo a revista Exame”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Segundo Patrícia Motta, gerente da UBS Anhangabaú, mensalmente são atendidas em média, 20 gestantes por equipe multidisciplinar, com médicos ginecologistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc. “Os encontros dos grupos eram realizados de forma presencial. Com a chegada da pandemia, em março de 2020, o modelo foi adequado para o sistema virtual”, explica. Os exames e os demais atendimentos do protocolo de pré-natal permanecem sendo realizados normalmente.
De acordo com a gerente, os atendimentos grupais, que ocorriam desde antes da pandemia com boa aderência das pacientes, estão suspensos desde março de 2020, havendo apenas, atualmente, atendimentos individuais.
Janaína Prado Natalino, 35 anos, dona de casa, e Carolini Vitória Gomes dos Passos, 19 anos, manicure, são pacientes da UBS Anhangabaú e durante a gestação participaram de atividades virtuais, além das presenciais de pré-natal. Para Janaína Prado, que ganhou sua filha no último dia 14 de maio no Hospital Universitário (HU), as consultas on-line eram elucidativas. “As consultas virtuais são boas e bem explicativas. As consultas pós-parto na UBS já foram marcadas para eu e milha filha”, completa a paciente.
Para Carolini, que também teve seu filho no HU há um mês, as consultas virtuais foram um diferencial. “Eu sou mãe de primeira viagem e todo o atendimento oferecido ajudou a tirar dúvidas e facilitar no cuidado com meu filho. O uso desses serviços virtuais ajudam a nos organizar”, comenta.
Jundiaí tem investido em inovação e tecnologia para todas as áreas da cidade, entre elas a Saúde, que, a partir deste ano, ampliará os complementos em teleatendimento e telediagnóstico para a Atenção Básica, prontuário eletrônico, todos com foco na ampliação da resolutividade dos serviços e para facilitar o acesso da população.
Em 2019, Jundiaí foi destaque nacional em inovação com o modelo de atendimento implementado na Clínica da Família Novo Horizonte no Smart City Brazil Congress & Expo. A cidade conta ainda com projetos para a implementação de reconhecimento facial nas escolas, mais pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais de 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes.
Assessoria de Imprensa
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