HSV amplia mais 16 leitos de enfermaria para atendimento exclusivo COVID-19

Publicada em 07/06/2021 às 18:06

Diante do aumento de demanda por leitos destinados a pacientes COVID-19 nos últimos dias,  o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) amplia em 11% a disponibilidade de leitos públicos para manter a assistência a pacientes de Jundiaí e região. O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) passa, a partir desta segunda-feira (7), a contar com mais 16 leitos de enfermaria. Com a adequação, a unidade passa a oferecer o total de 166 leitos, sendo 84 de enfermaria e 82 leitos de UTI, além de 14 leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. No total o município conta com 180 leitos destinados à assistência de pacientes vítimas da pandemia.

A média móvel de novas internações diárias com suspeita ou confirmação para COVID-19 cresceu 31% entre os últimos 14 dias. Em 23 de maio o índice era de 12, 57 novas internações ao dia e no dia 06 de junho, chegou a 16,43. No que se refere à faixa etária, o mês de maio apresentou uma redução proporcional das internações de pacientes com idade acima de 60 anos, a média de internação deste grupo que representava 57% passou para 39%.

Leitos híbridos da Clínica Ortopédica foram transformados para atendimento exclusivo COVID-19

“Estamos atentos às necessidades e aos indicadores da pandemia. Jundiaí conta com estrutura, a partir dos leitos híbridos do HSV, para a ampliação dos leitos para o atendimento à população. Contudo, é essencial que as pessoas mantenham as regras sanitárias de prevenção à COVID-19 com o uso de máscara, álcool em gel e a higienização frequente das mãos”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os 16 leitos adequados para o atendimento exclusivo à COVID-19 foram adequados na Clínica de Ortopedia do HSV. O hospital é a referência para o atendimento em alta complexidade para Jundiaí e região. Com a abertura de mais leitos o HSV passa a contar com 84 leitos de enfermaria e 82 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 166 leitos públicos dedicados à pandemia. “O termômetro para indicar a tendência da COVID-19 é o número de casos com sintomas gripais. Tivemos 2.564 pessoas atendidas com sintomas gripais na última semana em UBS e Pronto Atendimento Exclusivo COVID-19. Esse número é equivalente ao atendimento nos picos registrados no ano passado, entre junho/julho e em dezembro”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/07/hsv-amplia-mais-16-leitos-de-enfermaria-para-atendimento-exclusivo-covid-19/
Leia mais sobre