Vila Liberdade recebe Plano de Arborização e ampliação de Centro Esportivo

Publicada em 11/06/2021 às 18:39

Um ginásio moderno, com quadra poliesportiva e espaços para atividades de todas as idades em meio à completa arborização do bairro Vila Liberdade são os investimentos que serão realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos próximos meses. O projeto foi apresentado para moradores, em encontro realizado nesta semana, ao lado da área que receberá a expansão do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Antônio Ovídeo Bueno. O investimento, feito com recursos do governo federal, supera a marca de R$ 3 milhões e proporcionará ao bairro um novo espaço de convivência, nos padrões da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças e da Rede Urban 95, das quais Jundiaí é integrante.

“A composição do projeto contempla melhorias para todas as idades, pois o que é bom para a criança é bom para todos. A expansão do Complexo esportivo tradicional de Jundiaí agregará mais espaços para a prática de atividades físicas para os idosos e de aulas no sistema de desemparedamento aplicado em Jundiaí”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Tarallo.

As intervenções terão início com o plano de arborização do entorno do complexo esportivo, que hoje é alvo de reclamações dos moradores mais antigos do bairro – que são maioria – pelo ambiente inseguro resultante das árvores que ocupam a área, causando escuridão, e propiciam a permanência de usuários de drogas. Outro risco causado por algumas espécies exóticas é a interferência na mobilidade para os idosos, já que as raízes invadem os passeios e rompem as calçadas. Com a ampliação da área construída no centro esportivo, a Prefeitura já tratou de fazer o plantio de 80 novas árvores no Jardim Guanabara para compensar aquelas que serão removidas no local da construção.

Apresentação do projeto foi feita pelos gestores municipais aos moradores do bairro

“Com o novo projeto de arborização do entorno do ginásio, o bairro será valorizado e a população passará a contar o programa Pé de Infância e Pé de Árvore, além de mais espaço esportivo e a requalificação das áreas públicas proporcionando maior segurança e tranquilidade para as atividades com toda a família”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

Para José Macrino, 78 anos, morador no bairro há décadas, a iniciativa é muito importante. “As melhorias vão proporcionar maior segurança para nós, moradores. A maioria aqui é idosa e espaços mais adequados para que possamos usar com segurança.  Tudo isso vai retirar os usuários de drogas da área”, comenta. 

Vanessa Tâmega Dalaqua, 41 anos, mora no bairro desde a infância e quer ver as ruas e praças abertas para as crianças, assim como ela pode usar com os pais. “A praça tinha espaço para que pudéssemos andar de bicicleta. Com as melhorias e o ginásio teremos mais espaços para as famílias poderem usar”, explica a moradora.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/11/vila-liberdade-recebe-plano-de-arborizacao-e-ampliacao-de-centro-esportivo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original