Escola Inovadora: crianças exploram e experimentam a natureza no Bosque das Descobertas
Publicada em 21/06/2021 às 14:30Uma trilha de terra, com ponte do desequilíbrio, horta, jardim sensorial com diversas opções de ervas aromáticas e até plantações de frutas como morangos que já estão no pé. Esse é o Bosque das Descobertas, espaço onde são realizadas a maior parte das atividades da Escola Inovadora EMEB Paulo Gonçalves de Mello, no Jardim do Lago.
As crianças de 4 meses a 3 anos exploram, pesquisam, experimentam e aprendem enquanto brincam na trilha do Bosque que foi idealizado, criado e está sendo construído com a ajuda de cada um dos educadores que atuam na escola. Tudo começou em 2020, quando o cozinheiro André Clementino de Deus sugeriu a montagem de uma horta com uma trilha para que as crianças pudessem acessar e ter contato com as verduras plantadas.
Após a primeira ideia, a criação do espaço começou com o trabalho desenvolvido durante as formações dos educadores e também com as famílias, promovidas pela coordenação pedagógica da escola. “A partir da ideia de que a criança deve conviver em um ambiente com o risco controlado, os profissionais foram estimulados a pensar e participar. Atuamos com o pertencimento de todos, os educadores que estiveram presentes ativamente e os pais para entenderem que as crianças vão voltar com as roupinhas sujas, por exemplo”, explica a coordenadora da escola Sandra Maria de Souza Cury.
O Bosque conta com diversas estações como a praça do encontro, do cozinhar, a ponte do desequlíbrio, que permitem às crianças fazer o caminho e explorar todos os espaços, não somente os montados, como os que a criatividade mandar. “Durante as atividades, as crianças encontram muitas oportunidades. Elas param, brincam com pedrinhas, com a terra, encontram um ninho de passarinho, exploram cada espaço. Por aqui, desenvolvemos as atividades com a natureza e na natureza”, conta a diretora Claudia Alencar.
A ponte do desequilíbrio, além de trabalhar a experimentação de novas sensações, o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio são também importantes. O caminho faz a ligação entre as EMEBs Paulo Gonçalves com a Clotilde Copelli de Miranda. “Depois de estudarem aqui, as crianças seguem para a Clotilde. Conseguimos fazer essa simbologia, além de conectar as duas escolas”, lembra Sandra.
As atividades ao ar livre, em contato com a natureza, em espaços abertos são preconizadas pelo programa de desemparedamento da infância, dentro do programa Escola Inovadora. “São nesses momentos que as crianças são convidadas a explorar, experimentar, pesquisar, conhecer, colocando nossos meninos e meninas como protagonistas da aprendizagem, mostrando a potência que a infância tem”, lembra a gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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