Escola Inovadora: Educação lança o e-book “A Escola no Mundo”

Publicada em 23/06/2021 às 15:46

A Unidade de Gestão de Educação promoveu, nesta quarta-feira (23), durante a IV SAP – Semestre de Atualização Pedagógica -, o lançamento do e-book “A Escola no Mundo”, um material de apoio para os educadores da rede municipal de ensino no planejamento das visitas pedagógicas ao Mundo das Crianças. O 4º encontro realizado de maneira on-line pela TV Tec, contou com a abertura do prefeito Luiz Fernando Machado. 

O prefeito falou sobre a importância do e-book. “Esse é um material muito interessante que trata do formato do desenvolvimento da educação a partir do brincar e da natureza. Esse é um momento desafiador e com felicidade posso dizer que Jundiaí tem dado bons exemplos. Agradeço a rede municipal de educação. Tenho passado por escolas e percebido um diferencial enorme de comprometimento e amor da nossa rede com as nossas crianças”, comentou Luiz Fernando.

Imagem mostra homem (prefeito Luiz Fernando), em frente notebook, no fundo televisão transmitindo a live em que ele está presente.
Luiz Fernando fez a abertura do 4º encontro da IV SAP

O e-book apresenta sugestões didáticas e intencionalidades pedagógicas a serviço das aprendizagens e foi apresentado pela gestora de Educação. “É com orgulho que lançamos “Escola no Mundo”. Acreditamos que as crianças do mundo contemporâneo precisam, mais do que nunca, que adultos, educadores, reflitam sobre as possibilidades de aprender e ensinar, conectados à  natureza e com o Mundo”, afirmou Vastí.

O material é divertido, interativo, com indicações de vídeos e materiais complementares que podem ser acessados por meio de links no próprio e-book. “Evidenciamos a necessidade de olhar numa mesma estação lúdica, as atividades para todas as fases de escolaridade, preconizadas nos estudos sobre o desemparedamento da infância, no currículo jundiaiense e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, comentou a gestora de Educação.

Imagem mostra homem olhando para tela de computador. Na tela capa do e-book A escola no Mundo
E-book é um apoio no planejamento dos educadoras para as visitas pedagógicas ao Mundo das Crianças

Vastí ainda lembrou que o Mundo das Crianças é uma escola a céu aberto e que, para a Educação, todas as saídas são pedagógicas e não um passeio como o realizado pela família, existe uma intencionalidade. “Os ambientes do Mundo são pensados com atividades desde os estudantes pequenos até os maiores. É importante que os educadores façam suas horas de estudo no local para conhecer as possibilidades dos espaços, relacione com os conteúdos e escolha qual estação onde vai passar um tempo dedicado para a aprendizagem das crianças. Pensar nos conteúdos a partir da exploração, da investigação”, disse Vastí.  

A IV SAP faz parte do pilar “Formação continuada” do programa Escola Inovadora. O tema deste ano é “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/23/escola-inovadora-educacao-lanca-o-e-book-a-escola-no-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original