COVID-19: Jundiaí supera 210 mil doses aplicadas, mas há grupos que ainda não buscaram pela dose
Publicada em 24/06/2021 às 16:22A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta semana, nova ação de conscientização para a vacinação, com o tema “Jundiaí unida pela Vacina”, com o envolvimento da sociedade, em todas as idades. Apesar de número expressivo na contagem de doses – mais de 216 mil doses -, há grupos que já tiveram a aplicação liberada e, mesmo assim, parcela dessa população resiste à busca da dose.
Como as vacinas contra a COVID-19 aprovadas pela Anvisa foram validadas apenas para pessoas com 18 anos ou mais, Jundiaí contabiliza cerca de 340 mil moradores para ser imunizados contra a doença. Até o dia 23 de junho, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) da Prefeitura de Jundiaí, 159.603 haviam recebido a primeira dose de alguma das vacinas disponibilizadas pelos Planos Nacional de Imunização (PNI) e Estadual de Imunização (PEI), o que corresponde a 46,9% da população com mais de 18 anos com metade do caminho do enfrentamento à COVID-19 percorrido. As demais 56.572 pessoas receberam a segunda dose.
Cerca de 200 pessoas com mais de 60 anos ainda não agendaram a aplicação da primeira dose da vacina contra o Novo Coronavírus. Na segunda dose – essencial para a completa imunização exigida pelos laboratórios fabricantes – pouco mais de 1 mil ainda persiste em não completar a vacinação contra a doença.
“Quem resiste à aplicação da vacina não está somente se expondo ao risco de contrair a doença, ocupar um leito de hospital ou ir a óbito, como está colaborando com o vírus, facilitando a sua circulação e colocando em risco pessoas que são mais vulneráveis como parentes e os filhos, que ainda não estão liberados para receber a vacina”, alerta do gestor da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Avançar com a imunização é a meta da gestão. “Jundiaí conta com toda a estrutura necessária para a oferta da vacinação, seja com armazenagem e logística ou com equipe qualificada para o atendimento à população. Com a disponibilização de doses, o Município consegue aplicar até 10 mil doses em um dia”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
11/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada em quatro serviços de saúde
-
29/11/2024
Nota Oficial – interrupção da vacinação contra Covid-19
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
Baixe as fotos desta notícia na resolução original