UGMT apresenta primeira versão de projeto inovador de educação no trânsito

Publicada em 11/07/2021 às 09:00

Técnicos da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte apresentaram para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a primeira versão do projeto de educação de trânsito, com a proposta de aulas ao ar livre, denominado inicialmente de Jardim do Trânsito, a ser implantado no Mundo das Crianças, em parceria com a DAE. A apresentação ocorreu no Paço Municipal.

Projeto, em 3D, do Jardim no Trânsito, no Mundo das Crianças

“Entendemos que a educação no trânsito é essencial, e poder colocá-la em prática com as crianças, que são agentes transformadores e multiplicadores da boa informação, é de grande importância”, explica Luiz Fernando. “Jundiaí tornou-se a Cidade das Crianças graças às boas práticas implantadas nos últimos anos e que valorizam nossos pequeninos, desde a primeira infância. O Mundo das Crianças é um espaço planejado para as crianças e que contribui com o seu desenvolvimento.”

O próximo passo, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, é buscar parcerias junto à iniciativa privada  para a implantação do projeto. “Quando eu assumi a UGMT, no início do ano, passei a avaliar o espaço da Cidade da Mobilidade, que fica no Parque da Cidade”, conta. “Chegamos à conclusão que, como tínhamos um novo parque para as crianças, seria melhor que esse espaço fosse transferido para lá.”

A área prevista para receber o Jardim do Trânsito tem 3,7 mil m² e fica às margens da represa de abastecimento. Está prevista para o local toda uma estrutura dentro dos conceitos do Urban 95, iniciativa que pensa a dinâmica das cidades pelo ponto de vista de uma criança de até 95 centímetros. O projeto conta com a simulação completa do trânsito de uma cidade, com rua, ciclovia, ponto de ônibus, faixa de pedestre, bancos, guia rebaixada, semáforos e veículos elétricos.

Ao centro, prefeito Luiz Fernando conhece projeto em apresentação de técnicos da Unidade de Mobilidade e Transporte

Do setor de Educação no Trânsito e Estatísticas da UGMT e uma das responsáveis pelo projeto, Juliana Maia explica que a proposta é que as crianças vivenciem o trânsito das cidades, cada uma assumindo um papel diferente nessa aula a céu aberto. “Queremos que seja um espaço lúdico, pedagógico e inclusivo”, explica ela. “A criança aprenderá brincando.”

O projeto conta também com a participação das Unidades de Gestão de Educação e de Cultura. O Jardim do Trânsito receberá crianças da rede pública e privada de Jundiaí, de idades que variam dos 5 aos 9 anos.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/11/ugmt-apresenta-primeira-versao-de-projeto-inovador-de-educacao-no-transito/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original