Reunião de plataformas realiza monitoramento de projetos prioritários para a cidade

Publicada em 14/07/2021 às 11:05

Foi realizada na manhã desta terça-feira (13), sob a coordenação da Unidade de Governo e Finanças, uma reunião de plataformas envolvendo diversas unidades de gestão com o objetivo de monitorar os projetos e obras prioritários do governo. A reunião ocorreu no formato virtual e abordou projetos da Plataformas de Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Emprego e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Tela virtual da reunião de plataformas
Feita de forma on-line, reunião é semanal e busca destravar gargalos e agilizar trabalho na gestão municipal

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a proposta é fazer o acompanhamento de cada um dos projetos prioritários do governo municipal, para conferir e destravar a execução dos cronogramas de entregas para a população. “O nosso modelo de gestão utiliza o gerenciamento de projetos como ferramenta para planejar, avaliar e controlar cada um dos projetos e obras prioritários da Prefeitura. Assim, potencializamos o uso dos recursos públicos, com mais eficiência na ponta e melhores resultados para os munícipes, que recebem a obra ou o serviço dentro do prazo”, explica Parimoschi. “Não por acaso, recentemente Jundiaí foi eleita a cidade que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso está relacionado com nosso modelo de gestão e governança.”

Todos os projetos são acompanhados pelo Escritório Central de Projetos (ECP), estrutura implantada pela atual gestão municipal de Jundiaí e cujo modelo é inspirado na iniciativa privada. Junto às unidades de gestão, o escritório capacita servidores para lidar com as ferramentas digitais, monitora o andamento dos projetos, faz articulações para destravar gargalos e analisa dados de inteligência para fomentar uma gestão estratégica. Cada projeto conta com um gerente de projetos que faz seu acompanhamento – inclusive em campo.

Obras e projetos
Durante a reunião foi abordada a manutenção estrutural dos viadutos Romão Nasser e São João Batista. “São duas obras importantes, em vias pelas quais passam muitas pessoas todos os dias. Investir em infraestrutura é olhar para o futuro, revitalizando e investindo em espaços de mobilidade urbana, tornando melhor a vida das pessoas”, Parimoschi.

Trabalhador nas obras do viaduto São João Batista
São João Batista passou por reparos estruturais e ainda vai receber nova iluminação

Sobre a avenida 9 de Julho, a obra do Romão Nasser está com 89% de conclusão e ainda deve receber junta de dilatação, reparos estruturais e término da pintura. O São João Batista, na Ponte São João, está com 83% de conclusão e ainda vai receber pequenos reparos e iluminação. Ao todo, a reforma de ambos os viadutos, de responsabilidade da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, está orçada em R$ 3,2 milhões. A previsão de entrega é no início de setembro.

Da mesma unidade de gestão, foram discutidas as obras de contenção das margens do Rio Jundiaí, a construção da pista de skate no Parque do Cerrado (Fase 1), no Residencial Jundiaí, e o início da Fase 2 das obras do Bosquinho, no bairro Jardim Bonfiglioli, que inclui a construção de banheiros.

Da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, foi abordada a implantação de 27 totens para a identificação – com informações através de QR Codes – de seis rotas turísticas de Jundiaí.

Pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), foram discutidos projetos de regularização fundiária no Jardim Fepasa e na Vila Ana, além da obra de reforma do Velório Adamastor Fernandes. 

Da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, projetos de novas ciclovias e calçadas, além da revitalização de praças na região Central.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/14/reuniao-de-plataformas-realiza-monitoramento-de-projetos-prioritarios-para-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original