Inovação propicia crescimento dos pagamentos com cartão de crédito e débito no transporte público de Jundiaí

Publicada em 17/07/2021 às 10:00

Usuários do transporte público de Jundiaí têm utilizado cada vez mais uma tecnologia que agiliza o pagamento da passagem de ônibus: o sistema por cartão de crédito e débito, presente em 100% da frota do transporte público em Jundiaí.

O pagamento por aproximação é feito na mesma leitora usada para outros cartões, como o Bilhete Único

A tecnologia embarcada de pagamento teve início na cidade no fim do ano passado. Em dezembro, o sistema de transporte registrou 2.990 pagamentos do tipo. Em julho deste ano, a quantidade de pagamentos saltou para aproximadamente 12 mil. A cidade foi a primeira da América Latina a ter o serviço em 100% de sua frota.

Quem utilizou e aprovou o sistema é a garçonete Sue Ellen Prado, 30 anos, moradora do bairro Jundiaí-Mirim. “Sempre usei o transporte público municipal, desde criança”, conta. “Sou usuária frequente do transporte público e entusiasta das novas tecnologias empregadas para facilitar a vida da população.”

“Na primeira vez em que usei fiquei pensando se ia dar tudo certo, se a roleta seria liberada e se o valor seria debitado”, explicou a usuária. “E deu tudo certo, foi super prático.” Para Sue Ellen, Jundiaí sai na frente ao dar essa opção – com os cartões que oferecem pagamento por aproximação – em todo seu sistema. “Assim, eu não preciso ir ao caixa eletrônico ou carregar dinheiro.”

O pagamento por aproximação é feito na mesma leitora usada para outros cartões, como o Bilhete Único. E é possível fazer a viagem com cartões de qualquer bandeira. As mais utilizadas são Mastercard (65%), Visa (22%) e Maestro (9%). Os dados são da Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí).

“Cada vez mais estamos usando o conceito de Cidade Inteligente, que utiliza diversas tecnologias integradas ao serviço público para prestar melhores serviços e facilitar a vida das pessoas”, explica o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi. “Esse projeto foi desenvolvido durante quatro anos. Os equipamentos instalados nos ônibus da cidade trazem o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia.”

Segundo o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, o pagamento com cartão também contribui à diminuição do contato entre pessoas e com o dinheiro, reduzindo as chances de contaminação neste período de pandemia do coronavírus. “Ganhamos em agilidade, praticidade e, com a pandemia, ajudamos a reduzir riscos de contaminação. Além disso, é muito mais seguro.”

A inovação é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, as concessionárias do transporte público, a Transurb e a Prodata Mobility. Em entrevista recente ao site TechniBus, a diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Fernanda Caraballo, citou Jundiaí e lembrou que esse sistema de pagamento é uma “alternativa para os moradores das cidades e também para os turistas, já que os cartões emitidos fora do país também são aceitos”. “Nossa expectativa é que seja apenas uma questão de tempo para que, muito em breve, esses novos métodos de pagamento sejam uma realidade em todos os lugares nos quais são realizadas transações – e isso inclui o transporte público.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/17/inovacao-propicia-crescimento-dos-pagamentos-com-cartao-de-credito-e-debito-no-transporte-publico-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original