IV SAP promove vivências para os educadores em diversos pontos da cidade

Publicada em 23/07/2021 às 17:17

Após a palestra de encerramento da IV SAP (Semana de Atualização Pedagógica), realizada na última quarta-feira (21), com a participação do educador, autor e artista Gandhy Piorski, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promoveu, durante toda a sexta-feira (23), vivências e socializações com os profissionais da Prefeitura de Jundiaí. 

As atividades foram realizadas durante todo o dia em espaços públicos como Mundo das Crianças, Parques, EMEBs, Biblioteca Nelson Foot/Argos, FabLab e Vale Verde. Ao todo, foram 17 vivências, que seguiram todos os protocolos de segurança sanitária, além de serem realizadas ao ar livre. 

No Mundo das Crianças, os educadores participaram de estações sobre Educação Inclusiva, brincar e sentir os recursos naturais, descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre a água, seus estados físicos e até sobre o basquete 3×3, modalidade que faz estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. 

em um deck de madeira, pessoas estão sentadas em tatames, praticando meditação
Prática de meditação foi realizada no deck do Centro Náutico do Parque da Cidade

O Complexo Argos também sediou atividades. No FabLab os educadores montaram um protótipo de foguete e na área da Biblioteca Nelson Foot, os educadores investigaram matemática e ciências a partir de propostas integradas de ensino e de aprendizagem realizadas fora do espaço físico.

Tânia Vilela é diretora da EMEB Flórida Mestag e participou da vivência que desenvolveu a atividade sobre o sistema solar para mostrar a distância dos planetas do sol. “Aqui pudemos colocar na prática uma atividade que demonstra como deixar um tema tão abstrato que são as distâncias do sistema solar, com mais fácil entendimento. A vivência é fundamental pois, por exemplo, no grupo que eu estava, cada participante teve uma ideia para iniciar o trabalho. Isso mostra as dificuldades que os alunos também podem ter. Vivenciar antes de aplicar é muito importante”, afirmou.

O trabalho de formação e capacitação dos educadores é um dos pilares da Escola Inovadora. “A experiência que passa pelo corpo, nunca mais é esquecida. Essa frase resume a importância das constantes formações que a UGE promove para os profissionais da educação. Somente neste primeiro semestre, além das palestras da IV SAP e formações, a Unidade lançou o Guia de Aprendizagem ao ar-livre, o e-book “A escola no Mundo” e ainda disponibiliza capacitações por plataformas on-line”, declarou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

ao fundo foguete de madeira do Mundo das Crianças. Educadores sentados no entorno
No Mundo das Crianças, as vivências foram divididas por estações

A IV SAP teve como tema “O desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens: diferentes cenários para a reabertura das escolas”. Diferente dos anos anteriores, quando era realizada uma semana de ações, neste ano, o evento foi promovido durante todo o primeiro semestre. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/23/iv-sap-promove-vivencias-para-os-educadores-em-diversos-pontos-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original