Alunos da EMEB Deodato Janski aprendem conteúdos de leitura e escrita pelas ruas do bairro

Publicada em 26/07/2021 às 17:22

A turma do programa “Estudo é Tudo” da EMEB Deodato Janski, no Tarumã, participou de conteúdos de leitura e escrita de um jeito diferente na manhã desta segunda-feira (26). Eles caminharam pelas ruas do bairro para fazer a leitura e registro escrito de placas de rua, nomes de comércio, pinturas em muros. A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora. 

Identificados, com máscara no rosto, com distanciamento social, prancheta nas mãos e olhos atentos, os alunos da professora Camila Mendes caminharam por três ruas dos bairros e pararam na Praça que Acolhe, em frente a açougues, supermercado, salão de cabeleireiro e muros para fazer a leitura de avisos, propagandas e nomes dos estabelecimentos. Da saída até o retorno para a escola, alunos e educadores foram acompanhados pela Ronda Escolar Anjos da Guarda, da Guarda Municipal de Jundiaí. 

Mulher loira, aponta para comércio em que está escrito Drogaria Tarumã. Junto dela estão crianças que olham com atenção para o escrito. 
Ao fundo, moto da guarda municipal de Jundiaí, vestido com farda azul.
Alunos caminharam pelas ruas de bairro para conteúdo de leitura e escrita, com apoio da Guarda Municipal

A aluna Elôa Vitória da Rosa Florin, 10 anos, foi uma das mais participativas durante a atividade. “Eu achei bem legal porque conheci o nome de algumas ruas que eu não sabia. Os Guardas estavam junto e também nos ensinaram a ler a placa na frente da escola e que horário que o carro pode parar ou não e horário de atendimento. Eu gosto dessas aulas porque são diferentes e eu ainda aprendo coisas novas”, contou Elôa.

O programa “Estudo é Tudo” é voltado para alunos dos 3º ao 5º anos, que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O intuito da atividade pelas ruas do bairro foi abordar a importância da escrita e da leitura no cotidiano, seja uma aviso, um anúncio ou o nome de um estabelecimento. “É uma forma de se apropriar do sistema de escrita alfabética. A ideia surgiu das próprias crianças, eu sempre incentivo que eles façam a leitura do que encontram pelas ruas, e eles pediram para que a atividade fosse realizada em conjunto”, explicou  Camila que fez o trajeto anteriormente para planejar a aula ao ar livre.

Elôa foi participativa na atividade e aprova as ações do desemparedamento

O subinspetor Edmilson Bighetto, responsável pela Ronda Escolar da GMJ, explicou sobre o acompanhamento realizado durante as atividades de desemparedamento, que envolve a caminhada das crianças pelo entorno das escolas. “Nós atendemos todo o ambiente escolar e esse trabalho de apoio é bem planejado para que seja elaborado e ofereça toda a segurança para os alunos e professores. Os pais podem ficar tranquilos pois as ações acontecem de maneira tranquila e segura”, afirmou. 

Imagem mostra crianças atravessando a rua, juntamente com adultos (professores). Duas motos da Guarda Municipal de Jundiaí fazem a segurança.
Atividade contou com o apoio da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/26/alunos-da-emeb-dedodato-janski-aprendem-conteudos-de-leitura-e-escrita-pelas-ruas-do-bairro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original