“Cantinhos da Amamentação” incentivam o aleitamento materno

Publicada em 30/07/2021 às 15:48

Além de trabalhar na mesma escola em que os filhos estudam, as agentes de desenvolvimento infantil da Emeb Wilma Nalin Favaro (Jardim Santa Gertrudes) Evancleide dos Santos e Simone de Araújo contam com um Cantinho da Amamentação para garantir que os filhos, respectivamente, Daniel (um ano e três meses) e João Gabriel (um ano e cinco meses) tenham um desenvolvimento mais saudável e feliz.

Em apoio ao aleitamento materno, a Prefeitura de Jundiaí, por meio de diversas Unidades de Gestão, irá participar e propor atividades pela Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno, integradas às iniciativas do programa estadual SP pela Primeiríssima Infância, do qual o Município faz parte. Em Jundiaí, as iniciativas também são articuladas com o programa municipal Cidade das Crianças e o programa federal Criança Feliz.

Diversos são os equipamentos públicos municipais com “Cantinhos da Amamentação” instalados, como as Escolas Inovadoras; o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI); o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e o setor administrativo da Unidade de Gestão de Educação (UGE), no Complexo Argos. Os espaços servem de incentivo ao aleitamento materno para as munícipes e servidoras lactantes, além das mães de alunos.

Simone e Evancleide utilizam o Cantinho da Amamentação onde trabalham para garantir a amamentação dos filhos

“Este espaço traz aconchego e demonstra a preocupação da Prefeitura em incentivar a amamentação. É quase um carinho feito para a mãe e seu bebê”, compartilha Evancleide, mãe do Daniel, que acrescenta aos benefícios da amamentação a transmissão de anticorpos para a Covid-19.

Já Simone se recorda de como era amamentar os outros dois filhos, que também frequentaram a Emeb, antes da instalação do “cantinho”. “Eu também amamentei o Rafael e o Miguel, irmãos mais velhos do João, aqui na escola, antes que houvesse um espaço destinado. Eu costumava utilizar a sala de artes, mas as cores dos materiais e o barulho acabavam atrapalhando na concentração deles. Nada se compara ao conforto deste ‘cantinho’”.

Programação Semana do Bebê e do Aleitamento Materno
Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, a Semana do Bebê e do Aleitamento Materno começa na próxima segunda (02), às 10h, em evento organizado e transmitido pelo Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI).

Já na terça (03), a partir das 8h, será realizada uma formação para médicos pediatras da rede sobre Saúde da criança e adolescente e atualizações sobre o manejo em aleitamento materno.

Na quarta (04), às 9h30, a Prefeitura de Jundiaí realiza a live com o tema “Amamentação é proteção. O evento será transmitido pelas redes sociais da TVTEC e da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Entre os convidados, o prefeito Luiz Fernando Machado irá compartilhar as iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças para a amamentação.

E na sexta (13), o Comitê ampliado da Primeira Infância da Prefeitura realiza, a partir das 9h, na plataforma Zoom, o Seminário Proteger a Amamentação. Os interessados podem se inscrever até as 8h do dia do evento por meio de formulário on-line.

Serão também realizadas atividades virtuais e interativas pela série “Pílulas de Tetê” nas redes sociais da TVTEC, da UGC e do SPPI, além de grupos de WhatsApp dos usuários, por meio das hashtags #smamjundiai2021 e #sbbjundiai2021. Além de atividades de Yoga e de consciência corporal e de respiração, relatos de usuárias, informações sobre aleitamento e cuidados afetivos com os bebês, apresentações artísticas e a apresentação de vídeos institucionais nas redes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Criança de tênis, bermuda, camiseta e capacete, de costas, anda de skate em pista
Além da amamentação, a Prefeitura incentiva a brincadeira, como parte das diretrizes do SPPI

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/30/cantinhos-da-amamentacao-incentivam-o-aleitamento-materno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original