Escola Inovadora: Alunos da EMEB Cléo Nogueira praticam modalidades olímpicas

Publicada em 01/08/2021 às 15:00

Salto com barreiras, corrida com revezamento, skate e até surfe sem água são algumas das modalidades olímpicas que os alunos da EMEB Professora Cléo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte, podem experimentar e vivenciar. 

Trazer o tema Olimpíadas para as atividades dos estudantes já é uma tradição da escola, em 2016, quando o evento foi realizado no Rio de Janeiro, a equipe organizou uma competição com a participação da família, que incluiu medalhas e pódio. 

“Para este ano não pudemos fazer um grande evento por conta da pandemia, mas inserimos o tema com atividades, principalmente nas aulas de educação física”, conta a diretora Lisandra de Oliveira Santos.

em um parquinho de areia há bambolês  coloridos no chão, menina, com roupa rosa, pula de um para outro. há crianças sentadas em mureta e assistem à atividade
Isabelli gostou do circuito de atividades

Um circuito foi montado no parquinho com salto com barreiras, agilidade e corrida. O espaço conta até mesmo com faixa de chegada e bandeiras das cores do símbolo das Olimpíadas. “Montamos estações e modalidades que não precisam da manipulação de equipamentos e, no caso do revezamento, cada criança usa seu bastão, evitando que passem de um para o outro”, explicaram os professores especialistas de Educação Física, Eliana Molena e Luís Alfredo Martins Ferreira.

Isabelli de Oliveira, 6 anos, disse que gostou do salto com barreiras. “É muito legal, eu ainda não tinha pulado assim antes”, contou a garota que ainda disse que gosta de assistir aos jogos de vôlei na televisão. Já Manoela Guimarães Borges, 5 anos, participou da corrida com revezamento. “A gente batia o bastão quando chegava perto do amigo, foi diferente fazer o que os atletas fazem”. 

De unforme azul, garoto está usando capacete de segurança, em cima de skate, de mãos dadas com professora que está em pé, usando máscara e com frasco de álcool em gel na cintura
A professora Ana Cely leva o aluno Levi para aprender a andar de skate

Além do circuito, a escola ainda introduziu duas modalidades, o skate e o surfe adaptado, praticado em cima de acessórios de espuma utilizados em piscinas. Com capacete e segurança, o pequeno Levi Gonçalves de Lima, 4 anos, experimentou o skate e a prancha de surfe com o apoio da professora Ana Cely Cotait Esteves.

“Primeiro assistimos aos vídeos da Rayssa (Leal) e do Ítalo (Ferreira) nas Olimpíadas e depois partimos para a prática das modalidades. Para as crianças pequenas essa vivência ajuda no equilíbrio, coordenação motora, para saber como o corpo vai se comportar nas movimentações”, comentou Ana Cely.

Além da prática das modalidades, logo que entram na escola, os estudantes são recebidos com um painel com os arcos coloridos, símbolo das Olimpíadas, um espaço onde crianças e pais podem fazer fotografias. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/01/escola-inovadora-alunos-da-emeb-cleo-nogueira-praticam-modalidades-olimpicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original