Mês do Patrimônio: Dança, música e emoção marcam retorno de apresentações no Polytheama

Publicada em 02/08/2021 às 12:06

Para os bailarinos da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, o momento foi de frio na barriga – “aquele bom frio na barriga que não sentíamos há um bom tempo”, definiu o diretor artístico do grupo, Alex Soares, poucos minutos antes da apresentação que marcou o retorno de atrações artísticas no Teatro Polytheama – fechado desde dezembro de 2019, primeiro para reforma e depois por causa da pandemia do coronavírus.

A reabertura marcou o início da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí e o lançamento pela Unidade de Gestão de Cultura da ação mensal “Música & Histórias”.

CONFIRA AS FOTOS

“Durante esse período, os artistas fizeram apresentações em vídeo, não pararam seus ensaios”, explicou Soares. “Mas nada substitui o clima e o prazer de estar no palco, perto do público, sentindo o calor humano.” E não só no palco. Na noite deste domingo (1º), a Cia. Jovem de Dança iniciou sua performance nos camarotes. Cada bailarino em um espaço, com uma porta. Depois, no palco, para a emoção das 320 pessoas que estavam no teatro, além de toda a audiência que acompanhou o espetáculo de maneira on-line, pelas redes sociais da TVTEC Jundiaí.

Peroni: retomada das apresentações presenciais no Polytheama segue todos os protocolos de segurança

“A proposta de uma apresentação híbrida, presencial e pela internet, dá a oportunidade de que todos acompanhem o espetáculo”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que se emocionou durante seu discurso. “Todos os artistas de nossa cidade estão representados aqui hoje pelos artistas que se apresentam, que também são de nosso município.” Peroni fez questão de lembrar que o retorno das apresentações presenciais no Polytheama segue todos os protocolos de segurança devido à pandemia. Com capacidade para 1.124 lugares, o teatro ocupou 320 para sua volta.

“A cidade ganha muito ao ter um espaço como esse, uma opção para todos, para a família”, opina o médico Rubens Cruz Neves, na companhia de Rosvita, Raquel e Manoela, esposa, filha e neta, respectivamente. “Na pandemia, ficamos muito em casa, e agora, por influência de minha sogra, que adora cultura, estamos aqui, e é muito bom ter essa opção de espetáculo na cidade”, diz a empresária Daniela Guimarães Nunes, na companhia do marido, Heymar Nunes.

Daniela e Heymar; “é muito bom ter essa opção de espetáculo na cidade”

Após a apresentação da Cia. Jovem de Dança, o palco foi ocupado pelo samba, patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. O estilo musical ganhou um tributo com o show “O Samba Paulista, Música e Histórias”, nas vozes e interpretações de Cássio Soares, Fábio Porte, João Fernandes, Mil Taroba, Renata Iacovino, Victória Camargo e Vivi Masolli.

Melhorias
As intervenções da Prefeitura no teatro totalizaram R$ 1,4 milhão em investimentos em melhorias, que trazem não só conforto e segurança à classe artística e ao público, como também melhores condições de preservação do patrimônio. Foram realizados: a raspagem da antiga cera e aplicação de verniz antichamas; adequações do palco; trocas de mobiliário e outras intervenções no hall de entrada e nos camarins; reforma dos banheiros; requalificação da cabine técnica de áudio e iluminação; além da instalação do ar-condicionado, uma antiga demanda da classe artística e da população desde a reabertura do teatro, em 1996, e que substitui o antigo sistema de ventilação.

Cia. Jovem de Dança aproveitou os espaços fora do palco para ressaltar as melhorias realizadas no teatro

Mês do Patrimônio
Após a abertura oficial no Teatro Polytheama, outras atrações ocorrem durante o mês de agosto, dentro da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí. “Nosso objetivo, por meio desse evento, é valorizar e proteger nossos patrimônios, com ações que façam as pessoas refletirem”, explicou o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco. “E abrir o mês no Polytheama, que é um patrimônio tombado, é muito simbólico.”

Todas as atrações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí podem ser consultadas no site do evento.

Tributo ao Samba Paulista ficou por conta de músicos e atrizes regionais

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assista ao espetáculo:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/02/mes-do-patrimonio-danca-musica-e-emocao-marcam-retorno-de-apresentacoes-no-polytheama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original