Mês do Patrimônio promove mesa-redonda temática sobre bens imateriais

Publicada em 04/08/2021 às 18:38

O tema da atividade on-line prevista pelo Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 nesta quarta-feira (04) foi “Os diversos matizes e horizontes do patrimônio imaterial”. O encontro foi transmitido pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube e contou com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Mês do Patrimônio é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura, com apoio do Centro Paula Souza e das Fatec Jundiaí e Fatec Itu.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrimônios imateriais são “práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer”. Em Jundiaí, são registrados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) como bens imateriais o Bloco Carnavalesco Refogado do Sandi, a Romaria Diocesana Masculina para Pirapora, a receita da coxinha de queijo e o modo de produção do vinho artesanal, para citar alguns exemplos.

“O registro do bem imaterial garante a sua salvaguarda e pressupõe a garantia de suas existências”, compartilhou o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco.

O encontro contou com a mediação da historiadora Elisabete Mitiko Watanabe, que é funcionária do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e explicou de modo didático as diferenças entre o tombamento de bens materiais e o registro de bens imateriais.

Uma das convidadas da tarde, Gisela Vieira, que recebeu do Refogado o título honroso de “deretora”, explicou como o reconhecimento oficial trouxe benefícios e liberdade para crescimento do grupo responsável por abrir o Carnaval na cidade, com até 20 mil pessoas nas ruas, com alas inclusivas até mesmo para mulheres que estão amamentando e pessoas com deficiências.

Na sequência, Maria Aparecida Linares, responsável pelas Relações Institucionais do Santuário Nacional da Umbanda, reconhecido patrimônio estadual, contou a história do Santuário e contextualizou a sua relação com a Natureza, por meio dos reinos naturais dos orixás.

Mais atividades
A próxima mesa-redonda da programação do Mês do Patrimônio será nesta quinta-feira (05), às 15h, sobre as “Rotas Turísticas de Jundiaí – Da Qualidade Cênica às Tradições”, também com transmissão ao vivo pelo canais da Cultura no Facebook e YouTube.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, como parte da programação do Mês, será realizada ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial. O tema este ano é: “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Assista à mesa-redonda sobre “Os diversos matizes e horizontes do patrimônio imaterial”:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/04/mes-do-patrimonio-promove-mesa-redonda-tematica-sobre-bens-imateriais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original