Mesa-redonda debate o potencial do Turismo na gestão e preservação do Patrimônio

Publicada em 05/08/2021 às 20:38

A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 da tarde desta quinta-feira (05) trouxe para o debate a mesa-redonda “Rotas Turísticas – Da Qualidade Cênica às Tradições”. Assim como todas as atividades, o encontro on-line foi transmitido pelos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube, e contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A mediação do encontro ficou por conta da professora Drª. Gabrielle Cifelli, das FATEC de Barueri e de Itu. “Programações como esta têm como propósito avaliar como o Poder Público, da sociedade e do mercado pode desenvolver políticas públicas e estratégias na valorização e proteção do acervo patrimonial. Nesse sentido, destaca-se o potencial do Turismo, que tem como uma de suas finalidades levar a conhecimento da sociedade o que faz parte de sua Cultura”.  

Uma das convidadas, a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura, Marcela Moro, apresentou a estratégia da Prefeitura ao constituir as suas seis Rotas Turísticas, que são: do Castanho, do Centro Histórico, da Cultura Italiana, da Terra Nova, da Uva e do Vinho.

Marcela Moro tratou das Rotas Turísticas de Jundiaí

“O foco da apresentação foi demonstrar como as rotas, que organizaram a oferta turística de Jundiaí, são também fatores importantes para a preservação e conservação do patrimônio material e imaterial de Jundiaí e como despertaram a questão do pertencimento e do valor das histórias das famílias, dos bairros e da cidade como um todo”, resumiu Marcela.

CONFIRA O SITE DAS ROTAS TURÍSTICAS DE JUNDIAÍ

Afonso Martin, representante da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, tratou da relação aos projetos de roteirização do Estado, com enfoque nas Rotas Cênicas, que, por meio das rodovias que possuímos, pretende trabalhar aspectos relacionados à paisagem nesses espaços, gerando oportunidades relacionadas à economia criativa e ao fomento de projetos de turismo rural.

Ariana Sgarioni trouxe à mesa-redonda uma visão local, do impacto positivo do desenvolvimento das Rotas Turísticas em Jundiaí, como fator de fortalecimento do turismo rural e do enoturismo local, a partir da valorização das famílias e da produção da uva e do vinho, tão característicos de nossa cidade.

Jundiaí possui seis Rotas Turísticas: do Castanho, do Centro Histórico, da Cultura Italiana, da Terra Nova, da Uva e do Vinho.

Mais Mês do Patrimônio
A próxima atividade será a mesa-redonda: “Práticas de Preservação – Potencialidades e Oportunidades Geradas pelo Patrimônio Histórico”, que será realizada nesta sexta-feira (06), a partir das 14h30, também com transmissão pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, como parte da programação do Mês, será realizada ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial. O tema este ano é: “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

Assista à mesa-redonda:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/05/mesa-redonda-debate-o-potencial-do-turismo-na-gestao-e-preservacao-do-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original