“Crescer Juntos” promove formação para pais e discussão sobre parentalidade

Publicada em 07/08/2021 às 19:22

Rodas de diálogos com temas sobre parentalidade ativa para contribuir com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para a vida, esse é o programa “Crescer Juntos”, que teve início neste sábado (7), nas dependências do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância). A ação é realizada pela empresa VRS Academy, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

A parceria proporciona o desenvolvimento de uma ‘escola de pais’, que tratará de temas importantes para a relação familiar, escolar e da sociedade como partícipes do processo educativo. “Esse é um trabalho para a acolhida das famílias para que possamos pensar, juntos, na educação das nossas crianças. O objetivo é aproximar as famílias a e Unidade de Gestão de Educação para as possibilidades de pensar juntos a infância potente e a infância cidadã”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Encontro presencial contou com os protocolos de segurança e distanciamento social


A VRS trabalha com o life long learning, o conceito de aprendizado ao longo da vida. Segundo a idealizadora da Academy, a ideia da parceria foi para ter um trabalho com a sociedade . “Entramos em contato com a Rede de Cooperação para firmar parcerias. O Crescer Juntos aborda a relação de pais e filhos.  Após anos trabalhando com líderes no ambiente corporativo, percebemos que é preciso trabalhar o indivíduo desde pequeno e também conversar com os pais e mães sobre a parentalidade, sobre as relações”, explica a idealizadora da VRS Academy, Vivian Rio Stella.

Marisa Oliveira Machado é mãe do pequeno Eduardo, de 6 anos, aluno da EMEB Marcos Gasparian. Ela explicou o que a motivou a se inscrever no Crescer Juntos. “Sempre gosto de me envolver em ações que ofereçam melhorias para o ser mãe. Além do aprendizado que teremos, acredito que também vai ser uma rede de apoio para mim que sou mãe de primeira viagem. Será importante porque vai abordar não só o ser mãe para meu filho, mas também as questões sentimentais e internas em mim”, afirmou.

Marisa é mãe de primeira viagem e acredita que o “Crescer Juntos” será uma importante rede de apoio

Por meio da parceria serão realizadas duas turmas do Crescer Juntos, cada uma com quatro encontros quinzenais. O tema do primeiro encontro, realizado neste sábado, foi “Sentido da Parentalidade e Criação de Filhos”.  Na sequência serão abordados os assuntos “Responsabilidade, autonomia e limite com consciência – por onde começar? ”, “Ensinando a comunicação empática para desenvolver autoestima e resolver conflitos” e “Como lidar com as telas, o tédio e os sintomas decorrentes da pandemia”.

A parceria entre a UGE e VRS Academy contou com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação. “Para os pais, que em sua maioria têm uma rotina atribulada, as rodas de conversas com profissionais capacitados são de extrema relevância para o desenvolvimento de uma educação assertiva com os filhos. Esse relacionamento é uma construção constante e, quando bem orientada, todos ganham, tanto os pais quanto os filhos. Empresas e organizações que se preocupam com essas temáticas e oferecem a sua expertise em prol do Município são sempre bem-vindas em nossas parcerias”, destaca Daniele Ruiz, diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas (UGGF).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/07/crescer-juntos-promove-formacao-para-pais-e-discussao-sobre-parentalidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original