Mês do Patrimônio: atividades debatem a preservação e memória ferroviárias

Publicada em 12/08/2021 às 17:36

A preservação da ferrovia e da memória ferroviária foi o tema de duas atividades propostas pelo Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021. As atividades fazem parte da programação on-line e temática proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com transmissão ao vivo e disponibilidade para audiência nos canais do Facebook e YouTube.

Nessa quarta (11), a mesa-redonda: “Preservação da Memória Ferroviária – Conjuntos Arquitetônicos e Material Rodante” contou com as participações de Bruno Sanches, diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Ewerton Henrique de Moraes, responsável pela operação do Trem Republicano (Itu – Salto)/ Serra Verde Express; e William Paixão, diretor do Departamento de Gestão do Complexo Fepasa da UGC. Os convidados especiais trataram da concentração de trens turísticos na região, o benefício para o Turismo, o uso de locomotivas para práticas culturais, entre outros temas.

Bruno Sanches, Ewerton Moraes e William Paixão debateram sobre a preservação de conjuntos arquitetônicos e materiais rodantes

Já o encontro desta quinta (12) tratou das perspectivas de investigação e preservação do Complexo Fepasa e contou com os seguintes convidados: Juliana Gonçalves, mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP; e os mestres em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp Milena Meira, Matheus Chaparin e Tainá Silva. Durante o encontro, os convidados apresentaram seus trabalhos de pesquisa, os métodos e os elementos utilizados (como documentos, fotos, plantas, jornais), a degradação da matéria, a arquitetura das oficinas, entrevistas com antigos ferroviários e até a pesquisa com os atuais usuários dos diversos serviços que funcionam nos prédios do Complexo.

Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, “sob diferentes olhares e abordagens, as atividades demostraram as possibilidades multifacetadas não só para o estudo mas principalmente para a preservação e utilização da ferrovia, dos materiais rodantes e do Complexo Fepasa”.

Já William Paixão compartilhou iniciativas da Prefeitura para a revitalização do Complexo Fepasa. “Desde a transferência da UGC em 2017, o Complexo já viu diversas melhorias, como a criação de salas de ensaio e espetáculo, mudanças no estacionamento, troca de iluminação, além da aprovação de seu Plano Diretor de ocupação, além do lançamento da campanha de destinação de Imposto de Renda para sua revitalização. E além dessa alegria, de poder compartilhar com a população estas melhorias, iniciamos a contagem regressiva para 11 de agosto de 2022, quando iremos comemorar os 150 anos da construção do primeiro trecho das estradas da Cia. Paulista entre Jundiaí e Campinas”.

Juliana Gonçalves, Matheus Chaparim, Tainá Silva e Milena Meira trataram da preservação do Complexo Fepasa

Mais Mês do Patrimônio
Nesta sexta-feira (13), às 15h, é a vez da mesa-redonda: “Patrimônio à Mesa: Cozinha Paulista, Ingredientes e Tradições”, com a docente e pesquisadora sobre História da Confeitaria Paulistana Paola Biselli e a Diretora da área de Gestão e Preservação de Documentos e Informação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A transmissão também será feita pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação irá trazer ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento, que também hospeda as gravações das atividades já realizadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/12/mes-do-patrimonio-atividades-debatem-a-preservacao-e-memoria-ferroviarias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original