Saúde bucal nas escolas: vídeo com personagens ajuda crianças na aprendizagem da prática diária

Publicada em 17/08/2021 às 16:49

Com a ajuda do fantoche Tiago e do Tigrão, a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Veronica de Oliveira Pinto, explica como fazer a escovação de dentes, em vídeo enviado a todas as EMEBs de Jundiaí. A maneira mais lúdica de ensinar é aprovada pelas crianças, que gostam dos novos amigos.

A turma do G4 (4 anos) da EMEB Professora Patrícia Pires assistiu ao vídeo com atenção e depois contou o que aprendeu. Arthur Miguel do Carmo Ruman contou que aprendeu que não pode comer muito doce “ou as bactérias vão fazer um furinho no dente”, explicou o garoto que foi complementado pela amiga Giovanna Tavares Boregas “o furinho é a cárie e quem cuida dela é a dentista, igual à Verônica do vídeo”, afirmou.

Imagem mostra crianças sentadas em tapete de EVA amarelo. Eles estão assistindo a um vídeo na televisão. Professora está ao fundo com casaco azul.
Vídeo sobre escovação bucal é disponibilizado para todas as escolas municipais

Ao serem questionados sobre o que aprenderam com o vídeo, as crianças falaram em coro “a escovar os dentinhos e que o papai ou a mamãe que devem passar o fio dental”, declaram. 

O vídeo é uma das ações educativas  do Programa Saúde da Escola. Com a suspensão das aulas e das atividades em Saúde Bucal nas escolas, devido a pandemia da COVID-19, essa foi uma alternativa frente à preocupação com a saúde bucal das crianças que, reclusas em casas, aumentaram o consumo de alimentos industrializados e diminuindo a escovação dentária. 

No segundo semestre de 2020, foi iniciado o trabalho remoto com vídeos e atividades impressas para os alunos. “Ainda não retornamos as visitas às escolas, mas trabalhamos com vídeos que podem ser assistidos pelas famílias. O objetivo é motivar as famílias para os cuidados com a sua saúde bucal. O espaço escolar é muito rico e importante para que as crianças criem bons hábitos como o de escovar os dentes”, comenta a odontóloga Verônica.

duas crianças, um menino e uma menina, com uniforme azul, estão sentados. A garota está com os cabelos presos e segura o livro "E o Dente ainda doia" nas mãos.
Arthur e Giovana contaram que já sabem como fazer a escovação dos dentes corretamente

Dentro da ação, a UGPS também fez a entrega de escova de dente para todos os alunos da rede municipal de ensino. A professora do G4 da EMEB Patrícia Pires, Célia Regina Mazzini Gallego também reforça que o vídeo ajuda no entendimento das crianças. “Trabalhar de maneira mais lúdica e a simular a escovação ajuda na aprendizagem, utilizamos vídeos, simulações, leitura e jogos simbólicos que ajudam na prática diária. Além disso, reforçamos a importância da higienização bucal com reflexão dos pais e famílias sobre a importância da alimentação mais saudável e rotina de bons hábitos”, explicou.

Nos vídeos, o fantoche Tiago é  representado pelo odontólogo Tiago Mendonça Dias e a trilha sonora produzida pela odontóloga Evely Sartori da Silva Morgan, da UGPS.

Vídeo com bonecos ajuda na aprendizagem das crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/17/saude-bucal-nas-escolas-video-com-personagens-ajuda-criancas-na-aprendizagem-da-pratica-diaria/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original