Coloridos e saudáveis: crianças fazem tinta de legumes para macarrão
Publicada em 19/08/2021 às 11:01A aula de artes dos alunos do G3B da EMEB Professora Maria Aparecida Silva Congilio foi diferente. A atividade começou na horta da escola, onde as crianças fizeram a colheita de folhas de couve, matéria-prima para a ‘tinta’ responsável por pintar o macarrão. A iniciativa partiu após o trabalho de escuta realizado com os alunos, que pediram para comer o alimento colorido e uma proposta para ampliar a alimentação saudável das crianças.
A professora Paula Perboni conta que ao levar macarrão e tinta guache para as aulas de arte, as crianças pediram que gostariam de experimentar o alimento colorido. “Ao ouvir e entender o pedido deles, resolvemos trazer a experiência com a alteração de cor dos alimentos com verduras e vegetais, agregando também a colheita na horta”, contou.
Fundamentada nas pesquisas e abordagens de Reggio Emilia-Itália, a Escola Inovadora adota a pedagogia da escuta. “Ao ouvir os alunos, entendemos onde está a curiosidade deles para então trazer contextos e atividades para que novas descobertas sejam feitas por eles”, afirma a diretora da EMEB, Thailana Aparecida Cunha Matias.
Depois de fazer a colheita das folhas na horta, os alunos se dirigiram até a cozinha da escola para preparar a mistura para a cor verde e utilizaram beterraba e cenoura para produzir os pigmentos vermelho e laranja. Com os potes de ‘tintas’ em mãos, as crianças caminharam até o ateliê, onde começou a transformação do macarrão, que ganhou cor pelas pequenas mãos dos alunos de 3 e 4 anos. A atividade ainda faz parte das ações que visam o estímulo da pesquisa, da exploração e da experimentação das crianças.
Logo que chegou ao ateliê, a estudante Fernanda Adenick Caldeira pegou a tinta feita com beterraba e começou a pintar o macarrão no prato, enquanto também experimentava a nova mistura. “Pode comer porque essa tinta tem beterraba e é saudável, a da cenoura e de folhas também”, falou a aluna de 4 anos.
Com o objetivo de ampliar a alimentação saudável, a próxima proposta, baseada na escuta realizada com as crianças, será a produção do macarrão com verduras e legumes que, além de deixar a massa com cor, é mais uma maneira de oferecer refeições mais nutritivas.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original