Visitantes encantam-se com a Mesquita de Jundiaí em visita do Mês do Patrimônio

Publicada em 19/08/2021 às 18:52

Como parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu na tarde desta quinta-feira (19) uma visita guiada à Mesquita de Jundiaí. Os 30 participantes previamente inscritos conheceram o espaço e tiveram uma aula na prática com o presidente do Centro Islâmico de Jundiaí – Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz, Faouez Hassan Ayoub, sobre a História

Faouez compartilhou o histórico da construção da mesquita, desde a compra de seu terreno em 1979 até a sua inauguração em 1991, explicou sobre a escolha seu formato redondo como forma de otimizar o terreno de esquina e sobre a disposição de sua área interna, direcionada para Meca, cidade localizada na Arábia Saudita. “Esta atividade proposta pela Prefeitura é extremamente importante para divulgar e aproximar a nossa Cultura e Religião. As mesquitas são locais para que os muçulmanos rezem de acordo com o Alcorão Sagrado, mas ficamos de portas abertas para todos que quiserem nos visitar, independentemente de seu credo”. Atualmente cerca de 60 famílias muçulmanas residem no Município.

Salão amplo com carpete, pinturas de figuras geométricas na parede e lustre pendurado do teto, com pessoas descalças dispostas em formato de círculo
A Mesquita de Jundiaí fica localizada na rua José do Patrocínio, 165

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, explica a escolha do local. “Esta visita técnica está ligada ao tema da mesa-redonda desta manhã pela programação do Mês do Patrimônio, que tratou das influências das diferentes Culturas do Mundo Árabe no Brasil. E esta mesquita representa um pedaço desse Mundo no Município. Sabendo que os jundiaienses têm muito interesse e curiosidade em conhecer o espaço, esta foi uma oportunidade para que o conhecessem, tirassem suas dúvidas e aprendessem mais sobre Patrimônio, Cultura, Religião e História em geral”.

A moradora do Jardim Marambaia Stella Bissoli participou da visita acompanhada da mãe Claudia e da filha Sarah, de dois anos. Além de historiadora, profissão cujo Dia Nacional também é comemorado nesta quinta (19), Stella atualmente estuda Artes Visuais. “Soube da visita através das redes sociais da Prefeitura e aproveitei a oportunidade, pois conhecer aqui dentro é curiosidade de todo jundiaiense. Iniciativas como esta, que exploram a riqueza das realidades culturais da cidade, são importantes, pois geram conhecimento e repertório”.

Faouez respondeu ainda aos questionamentos dos visitantes, entre eles sobre temas da atualidade geopolítica mundial, como a retomada do regime extremista Taleban no Afeganistão. “Quem conhece os ensinamentos do profeta Muhammad e do Alcorão sabe que pregam paz, igualdade entre as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, e o respeito a todas as religiões. Não segue o Alcorão Sagrado quem mata pessoas em nome da fé”.

Duas mulheres adultas, uma delas com o cabelo cobrindo o rosto e outra de máscara e óculos, folheando livro e segurando uma criança de máscara, todas descalças em salão com carpete e paredes com desenhos de figuras geométricas
Assim como os demais visitantes, Stella, Claudia e a pequena Sarah puderam folhear o Alcorão

Mais Mês do Patrimônio
A programação segue com atividades on-line gratuitas nos canais da Cultura no Facebook e YouTube. A próxima atividade será nesta sexta-feira (20), às 15h, com a mesa-redonda ““Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com a professora drª. Ana Lúcia Saad e professor dr. Adalberto Retto Junior como convidados especiais.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação irá trazer ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento, que também hospeda as gravações das atividades já realizadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/19/visitantes-encantam-se-com-a-mesquita-de-jundiai-em-visita-do-mes-do-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original