Cultura divulga as oficinas gratuitas de setembro de programa estadual
Publicada em 20/08/2021 às 15:00Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas para setembro do programa estadual de Oficinas Culturais, uma excelente opção para artistas, professores, estudantes e o público interessado em atividades culturais.
As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (23). As oficinas serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom e os participantes deverão ter no mínimo 16 anos. As inscrições deverão ser realizadas via internet, sendo que para cada oficina há um link específico.
Da programação oferecida pela Secretaria de Cultura constam as seguintes oficinas:
- Palestra: Narrativas Psico-Históricas – Escrita e Atuação Criativa (100 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Patrícia Teixeira;
Turma A – 9 de setembro, das 18h às 21h/ Turma B – 14 de setembro, das 14h às 17h;
Inscrições: até 02 de setembro;
Seleção: primeiros inscritos;
Público alvo: Atores, atrizes, encenadores, dramaturgos, roteiristas, artistas em geral, psicólogos, pedagogos. Outros profissionais com interesse em autoconhecimento;
Nesse encontro, serão apresentadas as ideias centrais de uma técnica expressiva de escrita e atuação criativa, na qual se utiliza da estrutura dos conceitos do teatro épico de Bertolt Brecht e da leitura da psicologia junguiana, com o objetivo de ampliação simbólica do processo artístico.
- Palestra: O Palhaço, a Expectativa e o Erro! (100 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Kayê Conforto e Henrique Caponero;
Data e horário: 10 de setembro, das 14h às 16h;
Inscrições: até 02 de setembro;
Seleção: Primeiros inscritos;
Público-alvo: Atores, educadores, cuidadores/responsáveis por crianças, pesquisadores da linguagem do palhaço e público geral interessado no assunto, a partir de 16;
A palestra aborda a forma como o erro é visto em nossa sociedade e principalmente a importância dele no processo de aprendizagem, estabelecendo sua relação com a linguagem do palhaço e as formas de humor;
- Oficina: Princípios da Coordenação Motora aplicados à Dança (30 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Anderson Gouvêa;
Turma A – 13, 15, 20 e 22 de setembro, das 18h às 20h/ Turma B – 21, 23, 28 e 30 de setembro, das 18h às 20h;
Inscrições: até 02 de setembro;
Seleção: Análise da ficha de inscrição;
Público alvo: Destinado ao público geral acima de 16 anos que queira conhecer, investigar ou aprofundar sua relação com o corpo e com a dança criativa;
Necessidades: local em que o participante possa deitar no chão;
Prática de dança contemporânea com foco na consciência corporal e na coordenação motora proposta por Suzanne Piret e Marie Madeleine Beziers, visando desenvolver a consciência de si e a percepção do corpo no espaço, promover o conhecimento do sistema ósseo por meio da coordenação motora, desenvolver habilidades e a autonomia do ser criativo que dança. A oficina terá acompanhamento ao vivo com a musicista Renata Espoz;
- Oficina: Valor Cultural, Engajamento e Comunicação para Projetos, Programas e Ações Culturais (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Karina Poli;
Turma A – 15, 17 e 22 de setembro, das 10h às 12h/ Turma B – 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h;
Inscrições: até 02 de setembro;
Seleção: Análise da Ficha de Inscrição;
Público alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.
O curso pretende apresentar o conceito de valor cultural considerando sua definição, características e processos de atribuição. Procuraremos mostrar de que forma as lógicas simbólicas do valor cultural são estabelecidas usando como base a apresentação dos conceitos de capitais culturais (conhecimento) e capitais sociais (networking) que determinam a construção de capital simbólico (reputação, prestígio, fama). Procuraremos demonstrar também, como os agentes culturais estabelecem trocas não monetárias e dinamizam os seus processos de engajamento com as redes de produção e audiências e, ao final, pretende-se apresentar ferramentas de comunicação do valor cultural com o objetivo de promover o engajamento e as trocas entre agentes culturais e audiências. #gestaocultural
- Modernistas no Estado: Uma Conversa sobre Cultura e Poder Público (30 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Vera Cardim
Turma A: 16 e 17/9, das 14h às 16h/ Turma B: 21 e 23/9, das 18h às 20h;
Inscrições: até 02 de setembro;
Seleção: análise da ficha de inscrição;
Público-alvo: Estudantes, educadores e interessados no tema, a partir de 16 anos;
Jovens protagonistas do movimento Modernista – como Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Rubens Borba de Morais – foram, anos depois, fundamentais para a gestão de políticas públicas na área da cultura. A atividade propõe um diálogo sobre esses personagens intelectuais, artistas e gestores públicos, sobre o fazer cultural e o papel do Estado;
- Palestra: O Livro (de Artista) como Possibilidade Poética (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Fabíola Notari;
Data e horário: 16 de setembro, das 18h às 21h;
Inscrições: até 08 de setembro;
Seleção: primeiros inscritos;
Público Alvo: Educadores, artistas visuais, designers e produtores culturais;
Esta palestra é voltada para o público interessado tanto pelo universo do livro e da literatura quanto pela teoria e prática das artes visuais e suas imagens. Nela entenderemos como há o diálogo entre esses dois universos, observando e analisando exemplos interessantes da arte contemporânea;
- Palestra: Formação de Público de Dança e Música (100 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Isaíra Oliveira;
Data e horário: 17 de setembro, das 14h às 17h;
Inscrições: até 08 de setembro;
Seleção: primeiros inscritos;
Público Alvo: Acima de 16 anos, com interesse na área de produção cultural;
A palestra apresenta pesquisas em shows de música e espetáculos de dança, bem como quem são os profissionais de bastidores de shows e programadores de dança e suas influências na formação do espectador. Além disso, elenca características do ambiente e seus serviços, diferenças e similaridades do público de música e de dança.
- Oficina – Leitura Coletiva: Como criar um Clube de Leitores (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Renata Cirilo;
Datas e horários: 22 e 24 de setembro, das 14h às 16h;
Inscrições: até 08 de setembro;
Seleção: análise da ficha de inscrição;
Público-alvo: bibliotecários, gestores culturais, educadores e interessados em geral;
Como transformar leituras individuais em encontros coletivos, estimulando o hábito de ler e a troca de impressões e interpretações a partir da obra literária. Esta oficina discutirá os caminhos para criação e produção de clubes de leitura: desde a proposição de um tema ou título, mediação, organização e direitos autorais;
- Palestra: A Globalização da Arte e a Reiteração do Exotismo Colonial (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Cadu Gonçalves;
Data e horário: 27 de setembro às 18h;
Inscrições: de 01 a 19 de setembro;
Seleção: Primeiros inscritos;
O encontro propõe a reflexão sobre a utilização arte como ferramenta de colonialismo frente à diminuição de diversas narrativas imagéticas fora do eixo EUA-Europa e nas falácias de exposições de grande porte que visam a globalização da arte, mas que transformam esses pensamentos e artistas em novos objetos de estudo etnográfico, a exemplo de “Os mágicos da terra” exposição de 1989 ocorrida na França;
- Palestra: “O Pai da Menina Morta” e suas (muitas) formas de narrar na Contemporaneidade (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Coordenação: Felipe Souza;
Data e horário: 29 de setembro das 18h às 20h;
Inscrições: de 01 a 22 de setembro;
Seleção: Primeiros inscritos;
Público Alvo: Acima de 16 anos, interessados em literatura em geral;
A partir da discussão do romance O pai da menina morta (Todavia, 2019), de Tiago Ferro, obra marcada por uma narrativa não-linear e formada por uma multiplicidade de linguagens e registros narrativos (fragmentos de cartas, listas, diários, verbetes de enciclopédia, entre outros), será traçado um panorama da literatura brasileira contemporânea, destacando suas principais características, com ênfase nas obras que se valem de procedimentos narrativos que rompam com a linearidade e com a unicidade de vozes do romance tradicional.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
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