Olimpíada de Redação: alunos da participam de atividades em sala para incentivar inscrições

Publicada em 24/08/2021 às 10:00

Com o objetivo de explicar as características do gênero conto de aventura e incentivar a participação dos alunos na Olimpíada de Redação, a professora Luana Valverde Bocchino, da EMEB Professor Flávio D’Angieri, tem trabalhado o tema durante as aulas com os alunos do 4º ano B. A 16ª Olimpíada de Redação está com as inscrições abertas até as 23h59 de 17 de setembro de 2021 via internet, na página da Prefeitura de Jundiaí e da Biblioteca Prof. Nelson Foot. Podem se inscrever residentes ou não no município de Jundiaí, desde que residam em território nacional.

Conto de aventura é o gênero correspondente à categoria mirim, da qual os estudantes dos 4º anos estão inseridos, a professora Luana conta como está o processo de trabalho. “Começamos lendo o regulamento da Olimpíada de Redação, para que eles pudessem conhecer os detalhes. Depois passamos para as características do gênero em si e produção de ficha de personagem, além de dicas como a necessidade de criar história e personagens autorais”, explica Luana.

mulher (professora) está em frente ao quadro branco onde há várias anotações em azul
Professora Luana trabalha o gênero Conto de Aventura com os alunos da categoria Mirim

Ao serem questionados sobre o que precisa ter em um conto de aventura, os alunos responderam “o personagem precisa ter um ponto fraco, um rival, um conflito, suspense, lutas épicas e a resolução”, comentaram. 

Com a ficha de personagem pronta, a estudante Amanda Ferreira Barros, 9 anos, também já tem ideia da história que vai escrever. “Eu já fiz um texto, tenho a história e a personagem. As aulas ajudaram a entender as características do gênero conto de aventura”, comentou.

Lana Marcondes, 9 anos, gostou da metodologia da professora Luana. “Ficamos ansiosos para fazer e a professora nos explicou em algumas aulas sobre o conto de aventura. Acho bacana a criatividade para fazer os textos”, explicou a aluna que vai participar pela primeira vez da Olimpíada de Redação e ainda convida as pessoas a se inscreverem. “Participem vocês também!”. 

Garota morena, com os cabelos divididos ao meio, está de máscara branca, olhando atenciosamente para frente
Lana está ansiosa para participar da Olimpíada de Redação

A 16ª Olimpíada de Redação está com as inscrições abertas até as 23h59 de 17 de setembro de 2021 via internet, na página da Prefeitura de Jundiaí e da Biblioteca Prof. Nelson Foot. Podem se inscrever residentes ou não no município de Jundiaí, desde que residam em território nacional.

O tema desta edição é inspirado na frase de Cora Coralina “Tenha sempre um livro ao alcance de seu tempo”. São cinco categorias: Pré-mirim (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I); Mirim (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II), Infantil (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II), Juvenil (1º ao 3º ano -Ensino Médio – regular ou técnico) e Adulto (Acima de 18 anos – desde que não estejam matriculados no Ensino Médio Regular ou Técnico ou menores de 18 anos que já tenham concluído o Ensino Médio).

A premiação varia de R$ 2,5 mil até R$ 1,3 mil, do primeiro ao quinto colocado de cada categoria.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/24/olimpiada-de-redacao-alunos-da-participam-de-atividades-em-sala-para-incentivar-inscricoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original