No Mundo das Crianças, CIEMPI trabalha a importância da preservação ambiental

Publicada em 25/08/2021 às 15:51

Com o objetivo de criar ambientes que estimulem a investigação e exploração dos visitantes, principalmente das crianças, e salientar a importância da preservação ambiental, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância) em parceria com o DAE Jundiaí, promove, na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, a exposição “Um ensaio entre a preservação e o grito da natureza”, inspirada nos estudos do artista e ativista ecológico Frans Krajcberg.

A proposta está em consonância com as diretrizes da Escola Inovadora. “O objetivo é criar ambientes na Casa da Árvore, que instiguem a exploração e comuniquem, por meio da arte, da ciência e das tecnologias, informações relevantes aos visitantes do parque”, comenta Sílvia Magalhães, diretora do Departamento de Formação da UGE ao qual o CIEMPI é vinculado. 

Ao chegar na Casa da Árvore, os visitantes encontram expostos alguns elementos naturais presentes no Mundo das Crianças, que incentivam a curiosidade e a investigação. “O espaço também conta com fotos e faz a conexão da preservação já existente no local com as ideias de Krajcberg, apresentada no pavimento superior por meio de telas, que ainda fazem mais um alerta para a importância da proteção ambiental”, explica a supervisora escolar e responsável pelo CIEMPI, Cleane Aparecida dos Santos.

Um casal com o filho atrás de uma mesa de madeira com diversos copinhos plásticos com terra, sementes, folhas, vasos com plantas, onde o pai segura uma fruta nas mãos.
Estação está na Casa da Árvore no Mundo das Crianças

A cada dois meses será realizada uma nova organização pelas equipes do CIEMPI e DAE Jundiaí, para ampliar o repertório cultural do local. O trabalho está em conexão com o recém lançado e-book “A Escola no Mundo”, que oferece sugestões de propostas de atividades aos professores para serem trabalhadas no Mundo das Crianças, as quais dialogam com as concepções do Desemparedamento da Infância, preconizadas pela Unidade de Gestão da Educação.

O CIEMPI é o primeiro Centro Internacional do Brasil, que tem o objetivo de preservar a memória da Educação, desenvolver a formação permanente e fomentar as pesquisas da infância. “Esta iniciativa no Mundo das Crianças é importante para conectar o espaço às pesquisas do CIEMPI, preservar a memória da infância de Jundiaí e sempre lembrar sobre a importância da preservação ambiental”, conclui a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/25/no-mundo-das-criancas-ciempi-trabalha-a-importancia-da-preservacao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original