Aterro Sanitário mantém padrões e parque é utilizado pela população
Publicada em 26/08/2021 às 17:11Desativado em 2006, o aterro sanitário de Várzea Paulista, localizado na via Walter Gosner, tem o monitoramento constantemente realizado pelo Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário – CIAS – formado pelos municípios de Jundiaí, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Vinhedo, mantendo os padrões de emissões de gases e células do aterro sanitário e destinando adequadamente o chorume, além do controle geotécnico da área.
São ações de monitoramento e controle com fins de minimizar os impactos no ambiente, e que, continuamente realizadas, possibilitarão a reintegração integral da área.
Os monitoramentos são realizados diariamente, semanalmente, mensalmente e a cada trimestre por empresas especializadas contratadas pela CIAS, com envio de relatórios à Cetesb e ao Ministério Público.
Parte do antigo aterro sanitário foi transformada em um Parque Comunitário, que conta com quadras poliesportivas e que são utilizadas pela população do entorno para recreação. A área remanescente está em processo de estabilização físico-químico da massa de resíduos para a sua utilização. Para acompanhar a estabilidade das células, foi implantado um sistema de monitoramento geotécnico da área do aterro, realizada por meio de uma rede de marcos superficiais, que permite a observação dos deslocamentos horizontais e verticais do maciço de resíduos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
-
23/09/2023
Jardim Guanabara ganha nova horta e parque naturalizado para brincar livre
-
24/08/2023
Prefeitos assinam criação de consórcio público para a destinação do lixo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original