PAIT comemora 14 anos com abertura de novos grupos de usuários

Publicada em 30/08/2021 às 17:03

Com 14 anos de trabalhos realizados para a população de Jundiaí, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) – da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – abre novo grupo descentralizado de atendimento na Nova UBS Jundiaí Mirim – no próximo dia 10 de setembro – e no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), nesta terça-feira (31). Com atendimento multidisciplinar, cerca de 6 mil pessoas interessadas em parar de fumar contaram com acompanhamento médico, psicológico e atividades em grupo para o tratamento contra o vício em tabaco.

O tabagismo é uma epidemia mundial, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem anualmente por complicações relacionadas ao tabagismo e 7 milhões de pessoas morrem vítimas de tabagismo todos os anos.

“Promover a saúde da população por meio da educação, incentivar hábitos de vida saudável, informar os malefícios do tabagismo, evitar a iniciação ao hábito de fumar, alertar quanto aos riscos da exposição passiva à fumaça do cigarro e oferecer ajuda ao tabagista que deseja parar de fumar formam a missão do programa de Jundiaí. No mês de setembro será aberto novo grupo, na Nova UBS Jundiaí Mirim”, comenta o coordenador do programa, Carlos Costa.

Para participar de um dos novos grupos, basta comparecer nos locais com com documento de identificação e cartão do SUS. Quem prefere participar no NIS (Av. Carlos Salles Block, 74 – Parque do Colégio), basta comparecer às terças e quartas-feiras, às 14h. Já na Nova UBS Jundiaí Mirim, dia 10, às 14h, na unidade (Rua Joséfa Pícolo, 198 – Jardim Bandeiras).

Os pacientes interessados em participar do PAIT devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para ingressar no programa, além de poderem obter outras informações pelos telefones (11) 4521-0733 para (11) 4589-0160 ou 0162.

Encontros dos grupos PAIT são realizados no PAIT e novo grupo descentralizado na Nova UBS Jundiaí Mirim

Dicas para ajudar quem quer parar de fumar:

  • Não adie mais a decisão de parar de fumar. Marque uma data;
  • Faça um diário. Anote a hora em que fumou, o local e o que aconteceu antes de fumar. (Exemplo: às 8h, na cozinha, tomei um cafezinho; no trabalho, às 12 horas, após o almoço.) Procure observar o que pode ter desencadeado a vontade de fumar e mude seus hábitos;
  • Faça uma lista das razões que você tem para parar de fumar;
  • Anote as vantagens e as “desvantagens” em parar de fumar;
  • Remova os cigarros dos ambientes ao seu redor;
  • Lembre-se de que você pode resistir à vontade de fumar. Ela é passageira;
  • Reconheça as situações críticas que aumentam o risco de recaída: alterações de humor, estresse emocional, bebidas alcoólicas, etc. Nessas situações, redobre o cuidado;
  • Evite o primeiro cigarro. Você não conseguirá parar no primeiro;
  • Anote em um calendário a data em que você conseguiu parar de fumar. Comemore cada dia, cada mês e cada ano livre do cigarro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/30/pait-comemora-14-anos-com-abertura-de-novos-grupos-de-usuarios/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original