PPA 2022-2025: Jundiaí projeta investimento de 2,9 bilhões na Saúde

Publicada em 05/09/2021 às 09:00

Jundiaí projeta um investimento de R$ 2,9 bilhões na área da Saúde para os próximos quatro anos. A proposta está incluída no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças e recentemente entregue à Câmara Municipal de Jundiaí, onde será votado até o fim do ano.

No Programa Pacto pela Saúde estão inseridos projetos, serviços e obras para os próximos anos, entre eles a ampliação da telemedicina, a entrega de mais duas Clínicas da Família, três unidades de Pronto Atendimento e um ambulatório de especialidades, além de ampliar em no mínimo 60% o número de Unidades de Atenção Primária que serão transformadas no novo conceito de Nova UBS, por meio de reformas, ampliações e construções.

A Clínica da Família, na Ponte João, atualmente em obras, é um dos equipamentos públicos que serão entregues pela atual gestão municipal

“Saúde é nossa prioridade e continuará recebendo investimentos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Não dá para pensar o desenvolvimento da cidade sem olhar para a Saúde, e nos últimos anos tiramos do papel projetos importantes, entregamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Clínica da Família do Vetor Oeste. Daqui para frente, temos novos desafios, sempre visando oferecer estrutura e ambiência adequada aos usuários, com acessibilidade e qualificação. Sem falar aqui do desafio da pandemia.”

O gestor de Saúde, Tiago Texera, explica que em Jundiaí foi feito o Plano Municipal de Saúde, integrado ao PPA. “O plano dá o norte para os investimentos de Saúde e foi realizado de maneira ascendente, participativa, ouvindo a comunidade, trabalhadores e a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). É a população deliberando as políticas públicas”, declara. “E a Saúde também está alinhada ao conceito de Cidade Inteligente, com a ampliação da telemedicina e a implantação em 100% dos estabelecimentos próprios o Sistema Integrado de Gestão em Saúde com prontuário eletrônico.”

Usuários
E quem está na ponta sente as diferenças. O aposentado Gentil Donizete que o diga. Usuário da Nova UBS do Jardim do Lago, ele elogia a estrutura oferecida pela cidade. “Estou contente. Utilizo a UBS do Jardim do Lago, onde faço consultas com clínico geral, e sempre fui bem atendido.” Sua esposa, Maria Cecília, também vê em Jundiaí um sistema de saúde diferenciado.

Gentil está contente com o serviço entregue à população

Moradora da Vila Hortolândia, Thayane de Oliveira acompanhou o marido até a UBS do Jardim do Lago para que ele tomasse a vacina contra a COVID-19 na última quarta-feira (1º). Mãe de dois filhos, de 7 e 4 anos, ela também está contente com a estrutura da rede pública e acredita que a chegada da Clínica da Família da Vila Hortolândia vai melhorar ainda mais a oferta em saúde. “Sempre levo meus filhos para serem atendidos nas Unidades Básicas e já precisamos do serviço do Pronto Atendimento Central”, conta. “O atendimento foi bom, os locais são organizados.”

Sobre o PPA
Todos os programas de governo de Jundiaí, contidos no PPA, estão alinhados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). O valor total estimado de arrecadação para os próximos quatro anos é de R$ 13,1 bilhões.

Como explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o plano foi construído com a participação da população, por meio de propostas, pesquisas e audiências públicas. “Nosso plano está alinhado com as necessidades da população e a nossa gestão é  responsável e sustentável”, observa. “Nessa construção, levamos em conta não só o cenário local, mas também o nacional e até internacional. Sabemos dos desafios que o período pós-pandemia trará, por isso estamos prevendo mais recursos para a Saúde e a Assistência Social, por exemplo, onde teremos que ampliar as ações da rede de proteção social.”

O Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 pode ser consultado AQUI.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/05/ppa-2022-2025-jundiai-projeta-investimento-de-29-bilhoes-na-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original