Educação apresenta o CIEMPI na 3ª edição do Movimento Rubem Alves

Publicada em 17/09/2021 às 18:11

Com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pelo CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância de Jundiaí), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) participou, na última quarta-feira (15), do evento on-line 3ª edição Movimento Rubem Alves – Saberes e Sabores, da temática “Quando os sonhos e a realidade se encontram”, promovido pelo Instituto Rubem Alves.

Participaram da temática a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, a supervisora do CIEMPI, Cleane Santos, a arquiteta e filha do autor Rubem Alves, Raquel Nopper Alves e a presidente do Instituto, Maria Amélia Moscom.

Vastí trouxe para a discussão a importância da reflexão sempre inspirada por Rubem Alves. “Tive o privilégio de conhecer Rubem, que era uma pessoa que tinha o potencial de, com poucas palavras, nos fazer refletir sobre a nossa vida, como estamos agindo como profissionais. Pensar em um Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância aconteceu porque Jundiaí pensa a infância potente, a educação, a experimentação a partir da lógica, da vivência, da possibilidade de aprender fazendo”, explicou.

Educação participou de evento e apresentou o CIEMPI

Cleane Santos, apresentou o trabalho realizado pelo CIEMPI e os três eixos do Centro: formação permanente, educação patrimonial e pesquisa e extensão, contou a história do prédio onde está situado e sua criação. “O Centro foi iniciado a partir de uma indagação, da necessidade de guardar a memória da educação de Jundiaí. É a partir da abordagem de Reggio Emilia e temos trazido alguns valores para a nossa rede. Pensamos o CIEMPI como um grande ateliê, à provocação, conhecimento, a criança como protagonista, o adulto como mediador, a pedagogia da escuta”, contou.

Para Maria Amélia Moscom, no dia em que se comemora o aniversário de Rubem Alves, conversa-se sobre o que chama de utopia da educação. “Falamos de quando o sonho e a realidade se encontram, alguns dizem que são utopias e que é uma realidade difícil de se concretizar, mas hoje é dia para mostrar a esperança e que a vela que ele acendeu continua acesa”, declarou a presidente do Instituto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/17/educacao-apresenta-o-ciempi-na-3a-edicao-do-movimento-rubem-alves/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original