Cultura divulga novas oficinas on-line gratuitas de programa estadual

Publicada em 21/09/2021 às 14:41

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas da segunda quinzena de outubro para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”.

As oficinas são abertas ao público em geral e serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos.

O programa de Formação para o Interior é uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Entre as atividades gratuitas previstas estão um workshop sobre o corpo e a dança, palestra sobre performance, mensuração de projetos culturais, entre outros

Programação:

  • Oficina Entre dobras e cortes – Possibilidades para as narrativas visuais – Módulo 2 (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A superfície do papel me permite a construção de narrativas visuais. Com dobras e cortes, posso potencializar as relações com o espaço-tempo da leitura das imagens. Quais histórias poderão ser contadas neste formato? E naquele? Como escolher o melhor formato para minha história? Nesta oficina, exploraremos possibilidades ao construirmos narrativas visuais que cabem na palma das mãos.

Coordenação: Fabíola Notari
Datas e horários: 13, 15, 20, 22 de outubro – 10h às 12h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Educadores, artistas visuais, designers, produtores culturais, etc.
Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Material de desenho: lápis preto e borracha. Material para dobra e corte: tesoura, estilete, régua metálica, base para corte. Material para colagem: revistas, jornais e materiais impressos, cola bastão/ Material para monotipia: tinta guache, pincel e rolinho de espuma.

  • Oficina: Distopia Ambiental: a ficção científica na contemporaneidade (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade se propõe a investigar como narrativas contemporâneas de ficção científica representam o futuro da humanidade no âmbito da crise climática – e quais soluções são (ou não) propostas por tais narrativas para os diferentes abismos (sociais, econômicos, políticos, etc.) amplificados por uma condição distópica global.

Coordenação: Rafael Ghiraldelli da Silva
Data e horário: 13 de outubro, das 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: jovens e adultos a partir de 18 anos, interessados na temática da oficina.

  • Workshop: um corpo que dança (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Prática de dança contemporânea com foco na consciência corporal e na coordenação motora proposta por Suzanne Piret e Marie Madeleine Beziers em seu livro “A coordenação motora – Aspectos mecânicos da organização psicomotora do homem”. Tem como princípio desenvolver a consciência de si e a percepção do corpo no espaço, promover o conhecimento do sistema ósseo e articular por meio da coordenação motora, desenvolver habilidades e a autonomia do ser criativo que dança.  A oficina terá acompanhamento ao vivo com a musicista Renata Espoz.

Coordenação: Anderson Gouvea
Data e horário: 14 de outubro – 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-Alvo: interessados a partir de 16 anos

  • Oficina: como medir os resultados de um Projeto Cultural – valor cultural, suas dimensões e impactos (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Este curso tem como proposta a discussão sobre valor cultural. Procuraremos apresentar e esclarecer o que é o valor cultural e como ele é estabelecido. Para isso apresentaremos suas diferentes definições, com o objetivo de compreender suas dimensões (sociais, societais, transcendentais e pessoais) e esferas de atribuição (redes culturais, governo, mercado e sociedade). Após apresentar o conceito de valor cultural procuraremos compreender como ele pode ser incorporado a projetos culturais, tornando-se um guia na construção de suas narrativas, objetivos e propósitos. Para finalizar, serão apresentadas algumas possibilidades para mensurar os impactos dos projetos culturais, tendo em vista seus valores culturais. #gestaocultural

Coordenação: Karina Poli
Datas e horários: Turma A – 18, 20 e 22/10 – 10h às 12h/ Turma B – 21, 26 e 28/10- 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.

  • Oficina: Galileu Galilei entre Ciência, Arte e Literatura (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Homem de habilidades múltiplas, Galileu Galilei (1564-1642) representa uma das figuras mais interessantes do panorama cultural italiano entre os séculos XVI e XVII. Galilei foi matemático, físico, astrônomo, filósofo e letrado; considerado o pai da ciência moderna, cumpriu uma verdadeira revolução científica e cultural, deixando importantes contribuições, seja para o mundo das ciências, seja para a cultura italiana, que reverberam até hoje. Nesta oficina falaremos dos acontecimentos mais importantes de sua vida, abordando seus escritos e pensando nas relações que entretinha com filósofos, cientistas, artistas e letrados da época.

Coordenação: Valentina Cantori
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: interessados em geral

  • Oficina: Dançando para a tela – como gravar e divulgar sua dança (50 Vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Oficina introdutória à linguagem de videodança com 4 encontros de 2h cada, que instrumentaliza dançarinos profissionais, amadores e amantes da dança para criar, editar e divulgar uma coreografia autoral especificamente realizada para a câmera de celular. 

Coordenação: Cynthia Domenico, Guilherme Chiappetta e Sarah Ferreira
Datas e horários: 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Artista da dança e artes cênicas com ou sem experiência. Interessados em dança e vídeo no geral, a partir de 16 anos.

  • Palestra Performance: Performance, Autoperformance e a Realidade (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta palestra será uma exposição reflexiva a partir de uma bibliografia e de uma análise de trechos de obras teatrais que identifiquem a questão do performativo e do real em cena. Voltada a iniciantes na pesquisa sobre a linguagem da performance, será apresentado um percurso que vai da teoria da performance até a elaboração do pensamento da autoperformance no teatro documental. Paralelamente, serão citadas diversas artistas transgêneras e suas obras, dando protagonismo a pesquisa de artistas que são extremamente silenciadas em discussões pedagógicas nas artes cênicas. A partir de um ponto do percurso histórico e nacional do amplo universo da performance, Manfrin elabora, em conjunto com o público, uma crítica do real nas artes.

Coordenação: Manfrin da Coletiva Profanas
Data: 21 de outubro – das 18h às 21h
Inscrições: até 18 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público: Artistas em geral; atores; atrizes; performers; estudantes de artes cênicas, dança, teatro, antropologia, sociologia, filosofia, artes e humanas em geral; pessoas transgêneras, público LGTBQ+.

  • Introdução à Poesia Contemporânea (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta desta oficina é permitir uma vivência com a palavra, com a poesia que está no dia a dia e que habita em nós. Serão apresentados poemas autorais, características do cenário poético atual e sugestões de exercícios de escrita com foco no autoconhecimento. 

Coordenação: Caroline Maciel Pereira
Data: 22 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiro inscritos
Público: Interessados em poesia e literatura. Não é necessário ser escritor para participar.
Materiais necessários: papel e caneta.

  • Oficina: Eu me conto mas não me basto (20 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Os participantes serão convidados a experimentar a arte de narrar histórias, em especial histórias autobiográficas. Para isso, traremos uma série de provocações que possam ajudar cada pessoa da turma a encontrar sua forma de contar histórias: como usar o olhar, a voz e o corpo para fortalecer a história que queremos contar? Como ser generosa(o) com quem nos escuta e com minha história? Qual a importância de se narrar histórias autobiográficas? Por que compartilhar minhas narrativas com outras pessoas? Como fazer do ato de contar histórias autobiográficas um ato de partilha e escuta, um ato que vá na contramão do espaço do puro ego e exibicionismo, espaço tão comum nos nossos dias e fortemente enaltecido pelas redes sociais? Nesse sentido, a oficina também visa pesquisar o ato de ouvir: como eu me coloco para escutar a história da outra pessoa, verdadeiramente escutar, afastando de mim os julgamentos precoces, afastando a escuta ansiosa (que enquanto escuta já pensa na resposta).

Coordenação: Valéria Rocha
Datas e horários: 25, 27 e 28 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até 14 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: interessados em geral, maiores de 16 anos, que desejem aprender formas de narrar e construir uma história, em especial histórias autobiográficas.

  • Palestra: O Lugar do branco nas relações raciais brasileiras (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Nesta palestra serão abordados os conceitos de: branquitude, raça, racismo, a reação dos brancos diante das demandas de equidade racial, pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições/ empresas/ escolha de ocupação em postos de trabalho, assim como as relações interpessoais e os conflitos raciais. 

Coordenação: Lia Vainer Schucman
Datas e horários: Turma A: 26 de outubro, às 10h às 12h/ Turma B: 3 de novembro, às 18h às 20h
Inscrições: de 29 de setembro a 21 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público: Interessados a partir de 16 anos.

  • Foto Preta – Diálogos – Retrato para tornar visível (60 Vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Neste debate entre Tiago Alexandre e Wagner Celestino, é feito uma análise da importância dos retratos que Wagner Celestino, fotógrafo que vem fazendo retratos de personalidades do movimento negro desde a década de 70, e como esses registros relatam contribuições de suma importância para a construção do país. Fotopreta – Diálogos tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.

Coletivo Afrotometria – Convidado: Wagner Celestino/ Mediação: Tiago Alexandre Santana
Data e horário: 28 de outubro – das 18h às 20h
Inscrições: de 29 de setembro a 21 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público-Alvo: A partir de 16 anos

  • Márioswald: Entre bocadas Antropofágicas e comidas que mordemFAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Da Semana de 22 fomentada ao redor das mesas dos salões, ao movimento antropofágico e a busca por uma cozinha brasileira, a atividade perpassa pelas diferentes reflexões que os autores teceram sobre a culinária. Esta atividade integra o ciclo de lançamento virtual do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. Andrade (resultado do edital ProAC Nº 23/2019), que também terá mais dois encontros: no dia 30/9 às 19h, com a participação de Marcia Camargos (Oficina Cultural Oswald de Andrade, pelo Youtube das Oficinas Culturais do Estado) e 28/10, às 17h, com a participação da jornalista Flávia Couto (Oficina Cultural Alfredo Volpi, pelo instagram @oficinasculturais).

Webinar com Rudá K. Andrade e Vivian Aguiar/ Mediação: Thiago Saraiva
Data e horário: 15 de outubro, às 18h
Inscrições: até 13 de outubro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/21/cultura-divulga-novas-oficinas-on-line-gratuitas-de-programa-estadual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original