Escola Inovadora: professores do Candelário planejam experiências no novo prédio

Publicada em 30/09/2021 às 10:00

“Vou renascer como educadora. Estou emocionada em estar aqui e com sentimento de gratidão”, comentou a professora Adilia de Lourdes Araújo da Silva, que há 20 anos ensina na EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas. Nesta quarta-feira (29), junto com demais educadores da escola, ela passou a tarde no prédio na Vila Hortolândia – que está com mais de 90% das obras concluídas -, para planejar experiências pedagógicas inovadoras. A atividade foi acompanhada pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

“Estamos na reta final das obras. É importante que a equipe crie o sentimento de pertencimento e comece a pensar as inúmeras possibilidades de aprendizagem, dentro da proposta de desemparedamento, em todos os espaços que estarão disponíveis, como laboratório maker, biblioteca, auditório, quadras, horta escolar, parques com elementos naturalizados. A Candelário que vamos entregar vai aliar os três eixos da Escola Inovadora: ambiência, formação dos educadores e qualidade da educação, e, certamente, dessa unidade sairá uma infinidade de boas experiências de aprendizagem que farão com que as crianças entendam o quanto é importante a escola, levando as aprendizagens para a vida”, comentou a gestora.

Visita Emeb Candelário
Professora Adilia, há 20 anos na EMEB, ficou emocionada ao ver a estrutura do novo prédio

A diretora da EMEB, Luciana Cristina da Silva, adiantou que algumas ideias já foram colocadas no papel. “Queremos proporcionar o melhor para a nossa comunidade e não só em termos de estrutura e de tecnologia, mas de oportunidade de aprendizagem. Já pensamos em vários projetos. Temos, por exemplo, um espaço de 57 metros quadros em que criaremos uma área para vivências culturais. Hoje, estamos verificando in loco o que é necessário ajustar e quais outras ideias ainda poderemos ter. Estamos ansiosos para mudar”, ressaltou a diretora.

Os professores já pensaram em vários projetos para possibilitar aprendizagem nos diferentes espaços da escola

Investimento
A nova Joaquim Candelário contará com três pavimentos em construção pré-fabricada, acessível – contando inclusive com elevador – e preparada com dispositivos sustentáveis para o uso de energia solar e reuso de água. Serão 4,7 mil metros quadrados de área, com 14 salas de aula, uma quadra coberta, além de biblioteca, laboratório e auditório. O espaço ainda contará com a interligação com a praça ao lado e projetos de melhoria no entorno da escola. As crianças da escola foram os responsáveis pelo projeto inovador da EMEB –  iniciativa que faz parte das ações desenvolvidas pelo Município, integrante da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.

O prédio é o maior e mais moderno para uma unidade escolar do município, com investimento total de cerca de 12 milhões.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/30/escola-inovadora-professores-do-candelario-planejam-experiencias-no-novo-predio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original