Outubro Rosa: Prefeitura programa atividades para conscientização sobre o tema

Publicada em 30/09/2021 às 18:23

A Prefeitura de Jundiaí preparou uma série de atividades temáticas do Outubro Rosa, que faz alusão à importância da prevenção e do enfrentamento ao câncer de mama. A programação, articulada pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), irá contar com atividades promovidas por diversas Unidades de Gestão e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

As atividades serão realizadas sem necessidade de agendamento prévio, mas terão controle de participantes seguindo-se as diretrizes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). A abertura será logo nesta sexta-feira (01), com uma fala das autoridades sobre o tema, às 9h30, no Paço Municipal.

Além de ampliar em 33% a oferta de exames, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) irá focar as suas atividades tanto na importância do exame e tratamento quanto na prevenção à doença. Haverá divulgação de vídeos nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS), participação nas edições das quintas-feiras do Painel Jundiaí nas redes sociais da TVTEC, práticas diversas promovidas pelas UBS nos bairros e palestras on-line.

Vão livre de prédio com muitos andares, com faixas penduradas nos parapeitos
Programação começa já nesta sexta (01) com a abertura oficial no Paço

A Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) programou ainda diversas atividades de conscientização junto às servidoras e servidores, pelo programa Servidor Solidário. Entre elas estão a promoção do uso de roupas rosas às sextas-feiras do mês e uma campanha de arrecadação de lenços para doação a mulheres em tratamento do câncer.

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também irá promover ações junto de conscientização junto à população em situação de vulnerabilidade social, como informações sobre o acesso a mamografias e demais exames disponibilizados pela rede. O público-alvo serão as famílias que recebem as visitações do programa Criança Feliz e atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Já a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) realiza, em parceria com a UGPS, uma caminhada, para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e dos demais cuidados da saúde. A divulgação para as alunas irá incluir também as orientações para a realização de exames e agendamentos de consultas.

A programação encerra-se no dia 26 de outubro, às 19h30, com a live Mulher Especial 2021, realizada mensalmente em parceria da Assessoria de Políticas para as Mulheres com a Unidade de Gestão de Cultura. O encontro terá como tema a Saúde da Mulher e como convidados especiais o professor dr. João Bosco Borges, titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), e a ginecologista e obstetra, a professora drª. Érika Pimenta Mayer, assessora técnica da Saúde da Mulher da UGPS. O encontro on-line será transmitido ao vivo pelos canais da Cultura no Facebook e do YouTube, e contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/30/outubro-rosa-prefeitura-programa-atividades-para-conscientizacao-sobre-o-tema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original