Com apelo à conscientização, cerimônia no Paço Municipal abre a programação do Outubro Rosa

Publicada em 01/10/2021 às 16:23

Com diversas atividades temáticas programadas pela Prefeitura para todo o mês, a campanha Outubro Rosa teve início na manhã desta sexta-feira (01) com uma cerimônia no Paço Municipal. Além das falas de autoridades e divulgação das atividades da campanha, o ato fez um apelo à prevenção ao câncer de mama por meio de hábitos saudáveis, à importância da realização dos exames e tratamentos, e às ofertas da rede de Saúde municipal.

A programação é articulada pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em parceria com diversas Unidades de Gestão e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Junto à campanha, a Prefeitura aumentou ainda em 33% a oferta de exames de mamografia.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, o prefeito Luiz Fernando Machado fez um apelo aos participantes. “A rede de Saúde de Jundiaí é um bom exemplo da qualidade e excelência do nosso serviço público, que conduziu com cuidado a proteção da população durante a pandemia, com os crivos da Ciência. Para a campanha do Outubro Rosa, meu apelo é para que a excelência do serviço já prestado se converta também em mais informações sobre a prevenção e o tratamento precoce à sociedade, principalmente neste momento em que vemos as vulnerabilidades se acirrarem por conta da pandemia”.

Luiz Fernando fez um apelo para que a informação sobre a importância da prevenção e tratamento chegue a mais pessoas

O gestor da UGCC, Gustavo Maryssael de Campos, reforçou a importância da campanha. “Encerrando o Setembro Amarelo, nós mudamos de cor para iluminar a nossa atenção sobre outra importante campanha, o Outubro Rosa, neste formato, ainda com muita cautela, que só foi possível graças à vacinação e ao trabalho da nossa rede de Saúde”. E completou: “Comemoramos também nesta data o dia mundial do idoso e fazemos os nossos votos de que, conscientes dos cuidados, consigamos todos chegar à fase idosa com muita saúde”.

Penha Maria Camunhas Martins, assessora de Políticas para as Mulheres da UGCC, fez um apelo aos servidores presentes. “Nós só podemos conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção se trabalharmos juntos. Contamos com a colaboração de todos os nossos servidores para abraçar esta luta e reduzir os índices dessa doença”.

A gestora-adjunta da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Drª Dayane Martins, fez uma fala sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

“Nossa preocupação na UGPS é com o cuidado e tratamento na integralidade, que vão desde a promoção de hábitos saudáveis, até a detecção, tratamento e a cirurgia plástica de reconstrução. Por isso é importante que as mulheres saibam que podem buscar, em 35 das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede, para fazer os agendamentos necessários”.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Quézia de Luca compartilhou a emoção de participar do evento e fez um apelo para que os presentes levassem cada vez mais informações sobre a campanha às mulheres mais vulneráveis do Município.

Ao final do encontro, os servidores e munícipes lançaram balões rosas dentro do vão do Paço para marcar a campanha, junto com uma faixa estendida entre os andares do prédio.

Servidores lançaram os balões ao final da cerimônia de abertura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/01/com-apelo-a-conscientizacao-cerimonia-no-paco-municipal-abre-a-programacao-do-outubro-rosa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original