Selecionados para o Benefício Emergencial recebem as atribuições para prestação de contrapartida

Publicada em 01/10/2021 às 10:55

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou esta semana as entrevistas para atribuição das atividades e equipamentos municipais em que os selecionados do “Benefício Social Emergencial” irão prestar a Jornada Colaborativas como contrapartida.

Aprovado em agosto, o benefício de caráter temporário será destinado a 1.450 pessoas, nos segmentos Jovens, Adultos e Idosos, impactadas pela pandemia, conforme levantamentos da UGADS. No total, o benefício contará com R$ 1,7 milhão em investimentos na forma de transferência de renda, em parceria com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (COMDIPI). As contrapartidas envolverão, além da prestação de serviços à comunidade, a participação em cursos, pela Jornada Formativa.

As entrevistas e apresentações de detalhes administrativos foram feitas com cerca de 150 beneficiários pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, nessa terça (28) e quarta-feira (29). Esta etapa sucede uma rodada de dinâmicas sobre os perfis dos beneficiários, realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no mês passado.

As Jornadas Colaborativas terão carga horária semanal conforme o segmento de idade e poderão ser cumpridas nos seguintes equipamentos municipais e com as seguintes atribuições: pela proposta Urban95, haverá a recolha e registro de histórias, canções, brinquedos e brincadeiras junto aos Cras e aos visitadores do programa Criança Feliz nos bairros; monitoria, jardinagem, receptivo na Fábrica das Infâncias Japy; receptivo e jardinagem no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão; monitoria no Mundo das Crianças; receptivo do Teatro Polytheama; receptivo e jardinagem na Pinacoteca; receptivo; monitoria, catalogação de objetos de valor no Arquivo Histórico, restauro de documentos, eletricista, pedreiro, serralheiro no Complexo Fepasa; além de serviços gerais em complexos esportivos, entre outros.

Duas mulheres de máscaras se conversam, uma de frente para a outra, com mesa separando-as, uma delas segurando uma caneta grifa texto próxima a um papel sobre a mesa
Dona Aldenir irá atuar no Cras Santa Gertrudes pela proposta da Urban95

Aldenir Breschi, de 62 anos, é moradora do Santa Gertrudes e recebeu como atribuição atuar junto à proposta da Urban95, junto às crianças que acompanharem as mães em atendimento do Cras e acompanhando as visitadoras do programa Criança Feliz. “Gosto muito de me sentir útil, de ter algo o que fazer. Por isso, não via a hora de participar e compartilhar novas histórias”. Explica a faxineira, que perdeu os clientes e seu sustento por causa da pandemia. “O dinheiro do benefício vem em boa hora, para ajudar no aluguel, nas contas de água e luz, e na compra do gás, que encareceu”.

Morador do Jardim Novo Horizonte, Júlio César Oliveira, de 18 anos, irá atuar no Centro Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão. “Minha primeira expectativa é a de conhecer o Bolão e durante este serviço aprender muita coisa e conhecer muita gente”.

Segundo a gestora da UGADS, Maria Brant, a contrapartida da Jornada Colaborativa também possui um eixo importante de formação. “Somado ao que os beneficiários irão aprender nos cursos programados pela Jornada Formativa, a Jornada Colaborativa também possui um eixo importante de formação e ampliação de repertório”.

Dois rapazes de máscaras se conversam, um de frente para o outro, com mesa separando-os, um deles segurando uma caneta grifa texto próxima a um papel sobre a mesa, com parede de vidro com relevo ao fundo
Júlio (à direita) irá trabalhar no Bolão, local que o jovem está ansioso por conhecer

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/01/selecionados-para-o-beneficio-emergencial-recebem-as-atribuicoes-para-prestacao-de-contrapartida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original