Outubro Rosa: UBS Rio Acima propõe roda de conversa com usuárias da rede

Publicada em 06/10/2021 às 16:16

Como parte da programação do Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rio Acima promoveu, na manhã desta quarta-feira (06), uma roda de conversa com usuárias e profissionais da rede sobre diversos temas de interesse para a Saúde e bem-estar das mulheres.

A atividade foi coordenada pela assistente social Vânia Piovesan e pela psicóloga Juliana Pessotti do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e pela enfermeira Lidiane de Freitas, da Unidade de Saúde da Família (USF). Em vista do trabalho em rede, também participaram representantes da Emeb Pedro Clarismundo Fornari, que fica no bairro.

Na forma de um bate papo, as participantes trataram da prevenção à doença; hábitos saudáveis; importância da identificação precoce; exames e profissionais da rede de atendimento disponíveis; cuidados com a pele e manejo de agrotóxicos, em vista do perfil da população do bairro; além de temas como do empoderamento feminino, formas de violência contra a mulher e canais para denúncia.

Mulheres sentadas em cadeiras em uma sala, prestando a tenção em três mulheres à frente, em pé, de costas para parede.
Atividade foi conduzida pela assistente social Vânia, pela psicóloga Juliana e pela enfermeira Lidiane

A gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a drª. Dayane Martins, ressaltou a preocupação com o cuidado integral em Saúde. “Durante a campanha, ressaltamos a importância da detecção e tratamento precoces e, para isso, ampliamos em 33% a oferta de mamografias e em 35 UBS da rede a paciente consegue sair já com o exame agendado. Mas ressaltamos também a importância da prevenção e como hábitos saudáveis e cuidados com a Saúde podem evitar o desenvolvimento da doença”.

Moradora do bairro, Cristina Pinto participou da atividade em busca de conhecimento sobre os diversos temas. “Quis participar para me aproximar dos serviços e aprender novos temas. Tinha dúvidas sobre a periodicidade com que devo fazer exames, como o de Papanicolau, por exemplo. Agora o que aprendi quero compartilhar com outras pessoas”.

Acompanhando a irmã, Fátima Pinto também quis participar para aprender. “Também quis participar para ver quais exames preciso colocar em dia”, compartilhou a moradora do bairro do Champirra.

Mulheres usando máscaras, sentadas uma em frente da outra, prestando atenção com olhar fixo para frente, com pia e armários ao fundo
As irmãs Cristina (frente) e Fátima participaram da atividade para esclarecer dúvidas

Mais Outubro Rosa
Com foco na prevenção e do enfrentamento à doença, a Prefeitura promove ao longo do mês diversas atividades alusivas ao tema. Articulada pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), a programação irá contar com atividades promovidas por diversas Unidades de Gestão e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com atividades divulgadas junto à rede de serviços de Saúde e socioassistencial.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/06/outubro-rosa-ubs-rio-acima-propoe-roda-de-conversa-com-usuarias-da-rede/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original