“Uma vida, uma árvore!” já distribuiu mais de 5 mil mudas em Jundiaí

Publicada em 12/10/2021 às 09:44

O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí em uma ação visando a sustentabilidade e o nascimento de um bebê vem distribuindo uma mudas da variedade Ipê branco pelo projeto denominado ” Uma vida, uma árvore!” para todas as mães que realizarem os partos no hospital, referência em atendimento materno-infantil em Jundiaí. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí, fortalecendo as ações da Cidade das Crianças, da Rede Latino Americana – Cidade das Crianças, à qual Jundiaí faz parte, bem como a proteção ao meio ambiente e qualidade de vida da população, em todas as faixas etárias.

Iniciado em março de 2020 e com parceria da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), órgão ligado à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o projeto já entregou mais de 5 mil mudas para os pais na saída da internação da maternidade. O projeto tem efeito multiplicador e envolve um momento particularmente sensível e feliz pelo nascimento de uma nova vida.

“O ato da entrega da muda de árvore a uma família que acaba de receber o filho é carregado de representatividade, pois agrega o cuidado com a vida e com o meio ambiente. Ao longo da infância, os preceitos de preservação são intensificados nas crianças, nas atividades na escola. Jundiaí, a partir da Rede Latino Americana – Cidade das Crianças e Urban95, tem a gestão direcionada para proporcionar uma cidade de qualidade para as crianças e para toda a sociedade”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ellen Mariana recebeu alta na última quinta-feira (7), com a filha; a muda de ipê foi recebida pela família

Ipê

O principal objetivo da ação do HU é que as mudas doadas sejam plantadas para simbolizar o nascimento, e que ao longo de seu crescimento possa agregar valores que contemplem a vida e a preservação do meio ambiente, e pensando desta maneira que a mãe Karina de Oliveira Cunha, 24 anos, mãe de dois filhos e que foi presenteada com uma muda no nascimento do seu segundo filho, Leonardo, plantou o ipê na chácara da família. “Achei um gesto carinhoso. Plantamos a muda em família e a ideia é que o pé cresça junto com o pequeno. Iremos tirar fotos todos os anos para poder mostrar mais tarde para ele e poder explicar todo o histórico dos dois e fazê-lo se interessar pela natureza”, completou ela.

Para Rebeca Ribeiro de Souza Pereira, 36 anos, florista e o marido Jonas da Cunha Pereira, 37 anos, jardineiro, receber uma muda de ipê é muito especial. “É uma planta que dorme o ano inteiro e quando floresce é a coisa mais linda. Iremos plantar para ficar sempre junto da Olivia e deixar minha casa linda, e quando ela perguntar, iremos contar que ela ganhou essa árvore do HU quando ela nasceu”, comentou Rebeca.

Já a mãe Ellen Mariana Rodrigues da Silva, 22 anos, achou o momento muito especial. “É uma experiência nova receber um presente desta maneira, ainda mais no nascimento da minha filha. Iremos plantar para crescer junto e poder contar a história das duas”, comentou Ellen ao lado do pai Jhonathan Bagini, 28 anos.

A ação também está em consonância com os projetos da Urban95, que propõe promover a caminhabilidade nos trajetos, principalmente da casa à escola, proporcionando calçadas com mais árvores, que proporcionam sombra e espaços para pássaros.

O hospital sempre tratou a sustentabilidade com muita responsabilidade, tanto que recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2017, concedido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/12/uma-vida-uma-arvore-ja-distribuiu-mais-de-5-mil-mudas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original