Crianças de 8 a 12 anos participam do Projeto Paper Circuit no Fab Lab

Publicada em 14/10/2021 às 09:00

O Fab Lab, o laboratório de fabricação de digital de Jundiaí, resultado de um convênio entre a Escola Inovadora, programa da Unidade de Gestão de Educação e o Sesi/SP, promove o Projeto Paper Circuit, com a vivência de programação em blocos para acender LEDs com Arduino, conceitos de eletrônica e oficina maker com a criação de um projeto utilizando circuito feito com papel alumínio, LEDs e bateria. 

Maria Clara Barreto, 9 anos, é aluna da EMEB Marcos Gasparian, mas ainda não conhecia o Fab Lab. Em sua primeira visita ao laboratório, ela aprendeu a fazer o projeto utilizando circuito para acender lâmpadas de LED em um protótipo feito de papelão e que, para ela, se parecem com um ‘monstrinho’. “Eu adorei aqui (Fab Lab). É um lugar onde dá para fazer coisas bem legais utilizando tecnologia. Hoje aprendemos a fazer esses ‘monstrinhos’ de papelão, que acendem os olhos. Usamos LED, fio, papel alumínio e fita isolante. Foi bem legal. O meu monstrinho já tem até nome, será Jonathan”.

garota morena, com tiara amarela com duas flores também amareladas nos cabelos, segura protótipo na mão, feito de papelão, colorido, que parece um "monstrinho", com os olhos de led, estão acesos.
Maria Clara aprovou a oficina de tecnologia

Realizada no período de recesso escolar das escolas da rede municipal de ensino e de escolas privadas, a oficina tem o objetivo de oferecer uma atividade que promova o contato com a tecnologia para as crianças de Jundiaí. 

Ana Maria Apolinário levou a filha Maria Eduarda Apolinário da Silva, 9 anos, para a oficina e aprovou a atividade. “Soube pelo grupo da escola em que ela estuda e ela gostou da ideia. É uma ótima opção para tirá-la da tela do celular e para colocar em contato com  uma nova atividade, principalmente aqui que é voltado para a tecnologia, uma habilidade que será um diferencial no seu futuro profissional”, afirmou a mãe. 

mulher loria, com óculos, vestido florido, está sentando em frente a um vidro onde se lê Fab Lab Jundiaí. Ao fundo crianças e pessoas
Ana Maria levou a filha Maria Eduarda para conhecer a oficina do Fab Lab

A oficina gratuita é promovida pelo Sesi, em parceria com a Unidade de Educação e será realizada no sábado (16). “Serão duas turmas e a segunda, das 10h30 às 12h30 ainda está com vagas abertas, os interessados podem fazer a inscrição pelo site”, explica a Faber Bruna Andrea Trovo.

“O Fab Lab é um espaço para os estudantes da rede municipal, mas também para as crianças e adultos de Jundiaí. Atividades extras como essas são ótimas oportunidades para que as pessoas possam aproveitar para conhecer esse espaço tecnológico que a Escola Inovadora e o Sesi oferecem para a cidade”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

imagem mostra o Fab Lab, com mesas e computadores, crianças estão em frente ao computador.
Oficina ainda está com inscrições abertas para o próximo sábado (16)

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/14/criancas-de-8-a-12-anos-participam-do-projeto-paper-circuit-no-fab-lab/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original