Mais verde: ruas de Jundiaí ganham 1,8 mil árvores de janeiro a setembro deste ano

Publicada em 17/10/2021 às 15:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio de seu Departamento de Parques, Jardins e Praças, plantou 1,8 mil árvores de janeiro a setembro de 2021 em todas as regiões da cidade. O trabalho faz parte de diferentes ações voltadas ao desenvolvimento sustentável na cidade. Para o verão de 2021-2022, o departamento ainda prevê o plantio de mais 3.970 árvores no território de Jundiaí.

“Nenhuma cidade avança sem oferecer espaços públicos agradáveis e que possam ser ocupados pelas pessoas, o que passa necessariamente pela arborização”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Em Jundiaí, plantar mais árvores foi uma das reivindicações do Comitê das Crianças, que, em dezembro, nos entregou um documento com diferentes pedidos, este entre eles.”

Funcionários fazem o plantio de mudas na avenida Odil Campos Sáes

A escolha dos locais para receber o plantio é feita através de critérios técnicos, a partir de decisões tomadas pelas unidades de gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (à qual o Departamento de Parques, Jardins e Praças responde) e de Planejamento e Meio Ambiente. Recentemente, foram plantadas na região da Vila Arens e do Vianelo 63 mudas e, até o final do ano, serão plantadas mais 163. Esse trabalho compõe o Programa de Arborização Urbana.

Uma delas, com mais de um metro de altura, fica na frente da casa da aposentada Maria Cristina Espasa, na Vila Arens. “Fiquei feliz com a presença de uma árvore aqui, adoro plantas”, conta Maria, que mora no bairro há 65 anos. “Vai ficar mais bonito e mais fresco.” Da mesma opinião é a comerciante Janelma Silva. “Gostei dessa ideia, pois adoro espaços arborizados”, diz ela, com loja no bairro há 25 anos.

“Claro que a beleza é muito importante, mas não é só isso”, afirma o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Veja, por exemplo, o caso da região da Vila Arens e Vianelo, que é considerada uma “ilha de calor”. Com mais árvores ali, essa área poderá, no futuro, receber um conforto térmico maior.” Além do benefício à temperatura, o aumento do plantio e de áreas verdes cumpre outras funções, como melhorar a qualidade do ar, reduzir ruídos e picos de enchentes (devido à maior infiltração da água) e ter menor erosão do solo.

O diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, explica que as espécies de árvores plantadas variam de local para local. “É preciso observar tanto a característica da espécie quanto o espaço onde será plantada, como calçadas largas ou estreitas”, explica. “Em Jundiaí, utilizamos ao menos 40 tipos diferentes de árvores e muitas delas são cultivadas aqui mesmo no município, como no viveiro da Unidam e do Parque Jardim Botânico.”

Na Vila Arens, foram plantadas recentemente 63 mudas e mais 163 serão plantadas no bairro até dezembro

E quem quiser mais árvores em sua rua ou bairro, pode fazer um pedido na Prefeitura de Jundiaí. Basta que haja a concordância de mais da metade dos moradores do trecho a ser arborizado, em caso de calçada. Através do Programa Pé de Árvore, é possível fazer a solicitação pelo e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br. Todas as informações que deverão estar no e-mail e as regras para participar podem ser obtidas AQUI.

Até o fim de novembro, a Prefeitura entregará o Plano Municipal de Arborização Urbana, que estipula regras para o plantio em áreas públicas e tem também a função de fomentar a arborização.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/17/mais-verde-ruas-de-jundiai-ganham-18-mil-arvores-de-janeiro-a-setembro-deste-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original