Arboviroses: Jundiaí tem indicador satisfatório, mas algumas regiões exigem atenção

Publicada em 26/10/2021 às 07:08

Realizada entre os dias 11 a 22 de outubro, pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a avaliação de densidade larvária (ADL) identificou que a cidade de Jundiaí, no geral, está em situação satisfatória (0,7), com baixa infestação. No entanto, há regiões em que a ocorrência de larvas do mosquito Aedes Aegytpi se destaca e coloca os bairros em situação de Alerta. Com a chegada das chuvas com maior frequência, o cuidado com os ambientes domésticos é essencial para interromper o ciclo do mosquito transmissor de dengue, zika chikungunya e febre amarela.

A avaliação foi realizada em 5.232 imóveis visitados em toda a cidade. Para a avaliação, foram divididas em oito áreas, geográficas. Do total de residências visitadas, 4.727 apresentada criadouros sem água, porém expostos à chuva, possibilitando a criação de mosquitos. “Os mais comuns permanecem sendo os pratos das plantas, latas e frascos não utilizáveis, garrafas retornáveis, lonas e plásticos, baldes, bromélias e garrafas descartáveis. Itens que a s pessoas possuem nas casas e, se não observados com cuidado, podem se transformar em criadouros dos mosquitos transmissores das arboviroses”, comenta a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

Em ação no início do mês de outubro, soldados do 12º GAC percorreram residências para orientar a população para a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos

Entre os criadouros com água identificados, 1.041, 28 estavam com larvas, sendo 25 com larvas de Aedes aegypti, ou seja, 89%. De acordo com a biomédica, esses criadouros em três ou quatro dias contariam com mosquitos adultos, capazes de transmitir as arboviroses. Os bairros com maior coleta de larvas foram Vila Rami e Agapeama. “Em todo o território teve presença do Aedes com infestação baixa. Se as residências continuarem a oferecer criadouros, o mosquito vai se estabelecer e, em 2022, uma infestação maior será ocasionada e levará risco à saúde”, salienta a biomédica.

Durante todo o ano, as equipes da Visam realizam o monitoramento das arboviroses, com ações de vigilância, orientação e bloqueio. No mês de outubro, em ação conjunta com o 12ª Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, soldados percorreram a cidade com os agentes da Visam orientando a população para a eliminação de recipientes que possam se transformar em criadouros de mosquitos Aedes aegypti.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/26/arboviroses-jundiai-tem-indicador-satisfatorio-mas-algumas-regioes-exigem-atencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original