No contraturno escolar, estudantes da EMEB Carlos Foot participam de projeto no 12º GAC

Publicada em 27/10/2021 às 10:00

Com o objetivo de oferecer atividades físicas e esportivas para estudantes no contraturno escolar, parceria entre a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e o 12º rupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy iniciaram, na terça-feira (26), as atividades presenciais do Programa Forças no Esporte (PROFESP), com os alunos dos 4º anos da EMEB Professor Carlos Foot Guimarães, localizada no Jardim Santa Gertrudes.

Os estudantes são levados de ônibus até o 12º GAC, ao chegar, são recepcionados pelos militares, que apresentam para as crianças o cotidiano do grupamento e recebem um lanche no refeitório.

Crianças participam de atividades esportivas do PROFESP, no 12º GAC

Em seguida, acontecem as atividades esportivas e, no primeiro dia do programa, os estudantes são convidados a passear no caminhão para conhecer o espaço do 12º GAC. Para encerrar as ações, os jovens alunos ainda recebem o almoço, depois voltam para a escola, onde inicia o período letivo. 

Rafaela Azevedo, 11 anos, gostou da nova experiência. “Fiz várias atividades, brinquei. Aqui é legal porque é ao ar livre e tem coisas novas. Marchamos igual aos soldados e cantamos como eles, como se fôssemos do exército”, afirmou a estudante. 

A vontade de iniciar no programa era grande para os participantes. “Estava ansioso para vir, fazer um exercício físico, brincar com meus amigos, me divertir. Estou feliz por estar aqui, é muita alegria!”, declarou Nicolas Marossi, 11 anos. 

Rafaela e Nicolas estiveram presentes no primeiro dia do programa

O Capitão Gustavo Carvalho explicou o objetivo do PROFESP. “Promover a melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens em vulnerabilidade social por meio de atividades esportivas e recreativas realizadas nas instalações do 12º GAC. Aproveitamos para apresentar a disciplina militar, assim como estreitar o contato com a população”, contou. 

A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Física, Luciana Sampaio Nagashima, falou sobre a parceria. “Para as crianças isso é de grande valia. Aqui vão experimentar a cultura do esporte com jogos e brincadeiras. Neste primeiro dia as crianças foram recebidas pela equipe e receberam o uniforme para as atividades”. 

O programa atende aos alunos dos 4º anos da EMEB Carlos Foot, com atividades realizadas às terças e quintas-feiras, sempre no contraturno escolar. 

Passeio pelas dependências do 12º GAC fez parte das atividades

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/27/no-contraturno-escolar-estudantes-da-emeb-carlos-foot-participam-de-projeto-no-12o-gac/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original