Pais de alunos da Educação Inclusiva participam de encontro sobre a transição para a rede estadual de ensino

Publicada em 28/10/2021 às 14:46

Com o objetivo de promover a transição dos estudantes da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino para a Rede Estadual de Ensino, a Unidade de Gestão de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN) e a supervisão da Educação Inclusiva do Estado, promoveram, na manhã desta quarta-feira (27), encontro com pais e responsáveis.

A Supervisora da Educação Especial do Estado Marcela Copelli Tamassia explicou que todos os educadores passam por formação constante. “As escolas estão preparadas para receber os alunos da educação inclusiva. Em alguns casos, fazemos apenas adaptações de alguns serviços, a partir da chegada e demanda de cada estudante”, comentou.

Diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Gustavo Gabriel Marchini Garcia, de 11 anos, é aluno da EMEB Professora Melania Fortarel Barbosa e, em 2022, passará a estudar na EE Jurandyr de Souza Lima. Para a mãe do Gustavo, Adriana Marchini, a reunião com a Supervisão do Estado foi de grande importância. “Eu estava muito preocupada e com o coração apertado. A rede municipal sempre nos abraçou e conhecer o trabalho da rede estadual me deixou  mais tranquila. Agora, sei qual o respaldo e assistência que encontraremos”, declarou a mãe.

Mulher estão de camiseta branca, máscara listrada de preto e branco. Ela está em um ambiente onde se vê vegetação e árvores ao fundo.
Adriana afirma estar mais tranquila com a transição do filho Gustavo para a rede estadual de ensino

A coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, lembra que a proposta é oferecer uma transição com segurança para pais e estudantes. “A reunião com os pais é uma etapa primordial para que a passagem dos alunos seja realizada com a  qualidade que tanto é prezada na rede municipal de ensino”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, lembra que a proposta é oferecer uma transição com segurança para pais e estudantes. “A reunião com os pais é uma etapa primordial para que a passagem dos alunos seja realizada com a  qualidade que tanto é prezada na rede municipal de ensino”, afirmou.

O ineditismo da parceria entre as redes municipal e estadual é comemorado pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que, no início deste ano, esteve reunida com o secretário Estadual de Educação, Rossieli Silva, para tratar sobre o trabalho realizado entre Jundiaí e o Estado de São Paulo. O trabalho é acompanhado também pela dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo.

Em um auditório, pessoas estão sentadas nas cadeiras. à frente, mulher fala ao microfone. Ela usa máscara.
Marcela falou sobre os serviços e apoio oferecido na Educação Inclusiva do Estado

 “A Unidade de Gestão de Educação procurou, ainda no primeiro semestre, a Diretoria Regional de Ensino para estabelecer as relações entre alunos e familiares que, no próximo ano, estarão na rede estadual. Os momentos de interação entre a UGE e Diretoria de Ensino foram frutíferos e se concretizam em ações voltadas para o bem-estar, aprendizagem das crianças, segurança e tranquilidade dos pais”, expõe. 

Marcela também comemora a parceria. “Esse trabalho com Jundiaí é pioneiro. O resultado está sendo muito positivo, principalmente com esse encontro, pois é possível apresentar para os pais os serviços oferecidos pela rede estadual”, afirmou a supervisora estadual.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/28/pais-de-alunos-da-educacao-inclusiva-participam-de-encontro-sobre-a-transicao-para-a-rede-estadual-de-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original