Mais espaços da cidade ganham as cores da campanha “Jundiaí Pé de Infância”

Publicada em 31/10/2021 às 09:15

Cada vez mais espaços da cidade têm recebido as intervenções e pinturas do “Jundiaí Pé de Infância”, campanha que traz em seu trocadilho de palavras um incentivo ao desenvolvimento infantil em todas as suas dimensões e necessidades.

A iniciativa foi lançada pela Prefeitura em dezembro do ano passado, quando Jundiaí foi escolhida pela renomada Fundação holandesa Bernard van Leer a integrar a Rede Urban95, com a proposta dar incentivo e apoio aos cuidadores e de fortalecer as políticas públicas e de urbanismo para a Primeira Infância. O número 95 refere-se à altura de uma criança de cerca de 6 anos, público-alvo da ação. A campanha é uma idealização da Allma Hub, parceira da fundação holandesa no Brasil.

CONFIRA AS FOTOS DOS LOCAIS QUE JÁ RECEBERAM AS INTERVENÇÕES

UBS São Camilo recebeu recentemente as intervenções e pinturas da campanha

Nos últimos meses, foram diversos os locais contemplados com a proposta, como o Bosque Hermindo Rossi, conhecido como Bosquinho do Bonfiglioli; as Emeb João Luiz de Campos (jardim Florestal) e Wilma Nalin Favaro (jardim Santa Gertrudes); o Pronto Atendimento (PA) do Retiro; e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Retiro, São Camilo e Agapeama.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, um dos integrantes do grupo intersetorial da Prefeitura que trata das políticas públicas para a infância, a campanha é um convite à reflexão. “Além de tornar os ambientes mais coloridos e animados, as intervenções do Pé de Infância visam estimular nas gerações adultas um convite de retorno a quando eram crianças. A infância pede música, pede cuidado, pede histórias e, com esse resgate, os mais velhos podem ajudar a estimular o desenvolvimento dos pequenos”.

Outros espaços da cidade já contam com a identidade visual da campanha, como pontos de ônibus, o Paço Municipal, o Complexo Argos, Teatro Polytheama, a Praça Família Jundiaí & Espaço PET da Ponte São João e a Emeb José Pedro Raymundo (vila Rio Branco). No Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, além da identidade visual, os jardins receberam pinturas de chão, instalações que incentivam o desenvolvimento motor e uma casinha da árvore.

Mais Pé de Infância
Além das intervenções de pinturas, a campanha recebeu desdobramentos em suas propostas, como a campanha Pé de Árvore de incentivo ao plantio e manutenção de árvores em áreas públicas. A campanha foi lançada pela Prefeitura em junho, no dia do Meio Ambiente, quando o jardim Novo Horizonte recebeu mais de 120 mudas, e teve outras intervenções de plantios, como em setembro, no Dia da Árvore, quando mais de 150 unidades foram plantadas em locais como o Complexo Fepasa e o Distrito Industrial.

Outro desdobramento é a campanha Pé de Ouvido, que será lançada em breve pela UGC, e também faz o trocadilho de palavras para ressaltar a importância do resgate e transmissão de tradições orais entre as gerações.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/10/31/mais-espacos-da-cidade-ganham-as-cores-da-campanha-jundiai-pe-de-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original