Crianças retratam comunidades em desenhos

Publicada em 04/11/2021 às 15:23

“Estou maravilhado”, foi assim que o presidente da Central Única das Favelas (CUFA) em Jundiaí, Eduardo Festa, resumiu após visitar as ações promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, em escolas da rede municipal em celebração ao 16ª edição do Dia da Favela, que visa à conscientização sobre a potência da favela.

Os estudantes dos 3º aos 5º anos das EMEBs Deodato Janski, Judith Almeida Curado Arruda e Pedro de Oliveira desenvolveram atividades de artes sob o tema “Favela é potência”. Com exposições, as escolas mostraram trabalhos como “A boniteza do local onde eu moro”, com fotos tiradas pelos alunos das janelas e ruas das suas casas; retratos em tela, interpretação/canto da música “Favela” de Arlindo Cruz; reprodução de um quebra-cabeça a partir da releitura da obra “Morro da Favela” da Tarsila do Amaral; roda de leitura do livro “Da Minha Janela” de Otávio Júnior, entre outros.

O desenho de Eloah foi reproduzido em um painel e pintado pelos alunos

“Estou sem palavras com o trabalho desenvolvido pelas escolas. As fotos, o olhar que as crianças tiveram para onde elas moram. É o reconhecimento do território e não só na vulnerabilidade. Como diz o fundador da CUFA, Celso Athayde, a favela é um lugar não de carência e sim de potência. A escola é fundamental para a formação de cidadãos melhores. Os trabalhos trouxeram, pelo olhar da criança, o olhar puro, verdadeiro, sobre o que ela está vendo”, comentou Eduardo.

A ação envolveu 1,6 mil alunos. “É importante para as crianças trabalharem e falarem do lugar onde brincam e vivem, principalmente ao se expressarem com orgulho. As ações refletem e mostram as boas características que os bairros apresentam e ainda contaram com a participação das famílias. As ações abraçaram o tema proposto”, afirmou a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.

Eduardo Festa acompanhou as atividades realizadas nas escolas municipais

A ação contou com o envolvimento de 1,6 mil alunos. “É importante para as crianças trabalharem e falarem do lugar onde brincam e vivem, principalmente ao se expressar com orgulho. As ações refletem e mostram as boas características que os bairros apresentam e ainda contaram com a participação das famílias. As ações abraçaram o tema proposto”, afirmou a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/04/criancas-retratam-comunidades-em-desenhos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original