Parques na “porta de casa” levam qualidade de vida aos bairros

Publicada em 06/11/2021 às 08:40

Uma área verde antes sem utilização ganhou uma nova cara no Jardim Novo Horizonte. O espaço, localizado na rua Henrique Brunini, se transformou em um parque urbano e já está sendo ocupado pela população dessa região. O mesmo está acontecendo do outro lado da cidade, no bairro Santa Gertrudes. O que antes era um terreno vazio ganhou equipamentos para esportes e lazer. Está se transformando em um parque botânico no coração da comunidade.

A proposta da Prefeitura de Jundiaí, com essas melhorias, é oferecer parques e espaços públicos próximos às casas das pessoas. “Dessa forma, a população não precisa fazer deslocamentos longos para outros locais. Isso é qualidade de vida, espaço para convivência das famílias”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “E além do Novo Horizonte e do Santa Gertrudes, diferentes bairros já receberam ou vão receber parques e praças no conceito Família e Pet, como Mato Dentro, Cidade Jardim, Caxambu, Parque da Represa e Residencial Jundiaí. Nossos investimentos levam em conta todas as regiões de Jundiaí.”

Delia de Souza, no parque do Novo Horizonte: “Quando mudei para cá, em 2016, era um campo aberto, sem nada”
O parque do Novo Horizonte conta com pista de caminhada, ciclovia, sanitários, guarita e quadra para práticas esportivas

No parque do Novo Horizonte, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos implantou pista de caminhada, ciclovia, sanitários, guarita, quadra para práticas esportivas, entre outros equipamentos. Ainda deverá receber paisagismo e a previsão é que seja entregue em novembro. O investimento ali é de aproximadamente R$ 1 milhão. Mãe de três filhos, a dona de casa Delia de Souza Domingues gosta de fazer caminhadas no parque. “Quando mudei para cá, em 2016, era um campo aberto, sem nada, e hoje podemos vir com nossos filhos aqui. Eles gostam de ter um espaço para brincar.”

“A quantidade de parques, bosques e praças de Jundiaí sem dúvida é um diferencial de nossa cidade”, aponta o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Mas além de construir, existe o cuidado de manter, através de nossos funcionários e, claro, da população que ocupa o local e sabe da importância de ter espaços assim perto de suas casas.”

Santa Gertrudes
No bairro Santa Gertrudes, a área do parque botânico recebeu lago, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra de esportes, muros ao redor e outros investimentos. O projeto está 92% concluído e seu orçamento é de R$ 500 mil. A entrega está prevista para este ano.

Quem gosta de caminhar por ali, diariamente, é o aposentado Aparecido Rosalino Rizzo. “Para manter a saúde é muito importante”, diz ele, que mora a alguns metros do parque. “Minha filha e netos também usam.” Segundo ele, antes o espaço era mal aproveitado. “Estava um tanto abandonado e a chegada do parque melhorou muito, com um escoamento melhor da água em dias de chuva, além de valorizar o bairro e os imóveis no entorno.”

Parque Botânico Santa Gertrudes está em obras e já conta com estrutura de passeio para a população
Parque Botânico Santa Gertrudes visto do alto; espaço conta com lago, academia ao ar livre e pista de caminhada

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/06/parques-na-porta-de-casa-levam-qualidade-de-vida-aos-bairros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original